Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lava-pés celebra gesto de humildade de Jesus

19 de Abril de 2019 às 07:09

Lava-pés celebra gesto de humildade de Jesus Dom Julio Endi Akamine beijou os pés de 12 pessoas que simbolizaram os Apóstolos. Crédito da foto: Fábio Rogério

A cerimônia do Lava-pés, uma das celebrações mais emocionantes da Semana Santa, atraiu na quinta-feira (18) à noite aproximadamente 500 pessoas à Catedral Metropolitana de Sorocaba. O arcebispo de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine, beijou os pés de 12 pessoas numa representação do gesto de Jesus Cristo quando beijou os pés de 12 apóstolos, durante a última ceia, antes de ser preso e conduzido à crucificação.

[irp posts="109223" ]

 

Ao falar sobre o significado desse gesto, dom Julio disse que Jesus “deseja que a gente faça o mesmo entre nós: criar uma comunidade que se ama, onde as pessoas lavam os pés um dos outros”. Outro sentido é o da purificação: “Sem fé, sem amor, o Lava-pés não tem eficácia de purificação”.

A dona de casa Ana Maria de Melo Louzada, de 57 anos, foi convidada pela primeira vez a integrar o grupo de pessoas que interpretou os apóstolos. Antes da celebração, ela estava cheia de expectativa. “Estou muito feliz, estou muito emocionada”, disse.

Programação

A programação da Semana Santa continua nesta sexta (19). Na Catedral Metropolitana de Sorocaba, às 14h, acontece o Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz; às 15h, ação litúrgica da Paixão do Senhor; às 18h30, Via Sacra e, às 19h30, encenação da Paixão do Senhor e procissão. No Sábado de Aleluia (20) haverá a Vigília Pascal, a partir das 19h30, e no Domingo de Páscoa (21), serão celebradas missas na Catedral às 8h, 10h, 12h, 18h e 20h.

No Santuário São Judas Tadeu, no Central Parque, hoje será dia de oração, penitência e jejum com o Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz, às 14h. Em seguida será rezado o Terço da Misericórdia; depois, a Via-Sacra, às 16h, terminando com Adoração da Cruz e Comunhão. A missa da Vigília Pascal será no sábado (20), às 19h. E, no Domingo de Páscoa, haverá três missas, às 8h, 10h e 19h.

Na zona leste de Sorocaba, ocorre hoje o espetáculo “Paixão de Cristo”. A apresentação, terá início às 19h, no Parque dos Espanhóis, na Vila Assis, com encerramento no Morro do Garrido, na Parada do Alto. O evento é aberto ao público, mas os organizadores pedem a doação de um litro de leite, que será encaminhado para a Associação Amigos dos Deficientes (Amde) e Casa Transitória André Luiz. De acordo com os organizadores, a expectativa é de que a encenação atraia quatro mil pessoas.

Em Votorantim, o espetáculo da Comunidade Nossa Senhora de Fátima acontece hoje, às 19h, no campo de futebol da área de lazer do Parque Jataí. Segundo os organizadores, cerca de 250 pessoas estão empenhadas na realização da Paixão de Cristo, que chega à 23ª edição.

Igrejas Evangélicas

A Igreja Presbiteriana da rua Santa Clara realiza hoje, às 20h, culto cantado com a entoação de louvores pelo perdão na cruz. No domingo (21), às 9h, acontece o “Culto da ressurreição”, com a Santa Ceia. A Igreja Batista Central, na Vila Hortência, terá culto de Páscoa no domingo (21), às 19h.

Amanhã, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Jardim Iguatemi, em Sorocaba, apresenta “Cordeiro”, com sessões gratuitas às 19h e 21h. No espetáculo, animais do estábulo embarcam em uma missão de resgate: salvar o cordeiro do sacrifício pascal. A igreja fica na rua Campinas, 277, Jardim Iguatemi. Hoje e amanhã, às 19h30, e no domingo, às 19h, será realizada a nona edição do Auto de Páscoa da Igreja Presbiteriana do Calvário de Sorocaba — localizada na rua Rocha Pombo, 264, na Vila Jardini. (Carlos Araújo, com Priscila Fernandes)