Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lava Jato faz buscas em operação contra ex-diretor da Dersa em Itapetininga

29 de Outubro de 2019 às 10:57

Lava Jato faz buscas em operação contra ex-diretor da Dersa em Itapetininga A ação é comandada pela Polícia Federal. Crédito da foto: Arquivo/Agência Brasil

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram na manhã desta terça-feira (29) a Operação Pasalimani. Essa é uma nova etapa da Lava Jato em São Paulo.

A operação investiga possível prática de lavagem de dinheiro pelo ex-diretor da Dersa, Paulo Vieira de Souza, com a participação de familiares e prestadores de serviço. Preso desde fevereiro pela Polícia Federal de Curitiba, o engenheiro é apontado como “operador do PSDB” e acumula penas que passam de 172 anos de prisão.

Os agentes cumprem 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Taubaté, Ubatuba, Taboão da Serra e Itapetininga. Os alvos das ordens são familiares e pessoas ligadas ao ex-diretor da Dersa, além de prestadores de serviço.

Lavagem e ocultação de documentos

A PF e a Procuradoria identificaram a possível participação dos investigados na gestação de empresas utilizadas para atos de lavagem e ocultação de documentos. Segundo o Ministério Público Federal, a operação é resultado do aprofundamento das investigações sobre a lavagem dos recursos ilícitos obtidos por Paulo Vieira de Souza a partir de outros delitos, em especial peculato e corrupção.

Em fevereiro, Paulo Vieira foi condenado a 27 anos de prisão pelos crimes de cartel e fraude à licitação envolvendo obras da Dersa no Rodoanel Sul e no Sistema Viário. Um mês depois, o engenheiro recebeu a pena mais alta da Lava Jato, de mais de 145 anos.

Lista de crimes

A lista de crimes inclui peculato, inserção de dados falsos e associação criminosa em ação sobre supostos desvios de R$ 7,7 milhões. Essa quantia deveria ser aplicada na indenização de moradores impactados pelas obras do Rodoanel Sul e da ampliação da avenida Jacu Pêssego.

O nome da operação, Pasalimani, faz referência à baía grega (Baía de Zea ou Pasalimani). Nela, segundo o MPF, foram disputadas as primeiras provas de natação das Olimpíadas modernas, em 1896. “O principal investigado, Paulo Vieira de Souza, é notório praticante de triatlo, modalidade composta por natação, corrida e ciclismo”, diz a Procuradoria.

Defesa

A reportagem tenta contato com os advogados de Paulo Vieira de Souza. O espaço está aberto para manifestações. (Pepita Ortega e Fausto Macedo - Estadão Conteúdo)

[irp posts="97149" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos