Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lar São Vicente celebra o Natal com presentes para os idosos

21 de Dezembro de 2018 às 07:50

Gisele de Fátima e seu “afilhado” Benedito, de 86 anos. Foto: Erick Pinheiro

Como uma grande família, o Lar São Vicente de Paulo, em Sorocaba, celebrou o Natal em uma festa em que o carinho foi o maior presente. Os 101 idosos atendidos na instituição foram apadrinhados pela campanha “Eu Adoto Esse Sonho de Natal-2018” e cada um recebeu o presente que pediu. Entre os desejos, um sapato de lona, um perfume de alfazema e até uma camisa do Corinthians. Além dos presentes, a celebração realizada ontem também foi recheada de contato humano, conversas e risadas. A entidade reuniu funcionários, familiares, amigos, voluntários e, inclusive, alguns dos que apadrinharam os idosos por meio da campanha realizada nas redes sociais.

A ajudante de costura Gisele de Fátima Rosa, 36 anos, conta que 2018 trouxe uma grande tristeza, mas que respondeu fazendo o bem. “Esse ano não foi fácil para mim. Tive a perda repentina do meu pai em outubro”, recorda. Ao ver a campanha nas redes sociais, decidiu adotar dois idosos. Conta que escolheu os apadrinhados pela foto e se surpreendeu ao ver que um deles tinha o mesmo nome de seu pai, Benedito.

Elizabete e o irmão Wilson, 74 anos, vão passar o Natal juntos. Foto: Erick Pinheiro

Para participar da celebração, Gisele precisou sair mais cedo do trabalho, que fica em Itu onde também reside, pois fazia questão de participar da entrega do presente. “Quando você está na sua casa, com a família, e ganha os presentes, não está todo mundo reunido?”, diz. “Sempre tenho em meu coração de fazer o bem, seja criança, idoso, não importa”, afirma. O apadrinhado, Benedito Rodrigues Claro, 86 anos, contou que pediu uma camisa polo e que adora festas por ter trabalhado como garçom por 30 anos. O idoso -- cuja família o visita semanalmente e com quem irá passar o Natal -- aproveitou para elogiar a equipe da entidade. “Aqui é tudo, tem tudo aqui”, diz.

Elizabete Bocardi, 58 anos, conta que neste Natal não será possível deslocar o irmão Wilson Bocardi, de 74 anos, para passar a data em sua casa como todos os anos, devido a problemas de saúde. Mas deixá-lo sozinho não será a opção. “Eu venho passar o Natal com ele aqui no dia 25”, diz. Elizabete visita o irmão cinco vezes por semana e ontem ainda levou consigo o pai, de 101 anos. Ela reconhece que nem todos os idosos tem familiares com o mesmo nível de dedicação. A aposentada avalia que os eventos promovidos pela entidade são importantes para os atendidos. “Eles têm a oportunidade de conviver com o mundo externo, pois o mundo interno deles fica muito restrito”.

Para o corretor de móveis Emerson Miezo, 46 anos, o idoso Norberto Viana, de 76 anos, é parte da família. O senhor trabalhou na casa de sua família por mais de trinta anos e, após ficar viúvo, foi acomodado na entidade. “Grau de sangue nós não temos. O grau é de amor e afeto. Mais de 30 anos juntos”, diz. Para ele, celebrar o Natal com os atendidos é importante não só para os idosos, mas também para os que os amam.

Emerson, Cláudia e Norberto: afeto e respeito acima de tudo. Foto: Erick Pinheiro

Natal o ano todo

De acordo com o presidente do Lar São Vicente de Paulo, Donizeti Emanuel de Moraes, a ideia é que a campanha de Natal ajude a formar laços entre a comunidade e os idosos que perdurem ao longo do ano. “O Natal deve acontecer em nossa vida todos os meses. Que a bondade, a generosidade, a caridade que a gente pratica, se estenda para o resto do ano”.

Quem tiver interesse em ajudar o lar, pode entrar em contato pelo número de WhastApp (15) 99157-5005 ou pelo telefone (15) 3313-9100. A entidade recebe doações de alimentos, itens de higiene, contribuições financeiras, além de realizar eventos e receber créditos do programa Nota Fiscal Paulista.

Galeria

Confira a galeria de fotos