Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lar Escola Monteiro Lobato completa 73 anos

17 de Maio de 2019 às 23:51

Lar Escola Monteiro Lobato completa 73 anos Integrantes da Loja Maçônica Perseverança III e convidados participaram de almoço especial com as crianças - Foto: Erick Pinheiro

O Lar Escola Monteiro Lobato completa neste domingo (19) 73 anos de fundação. Na manhã desta sexta-feira (17) foi realizada uma solenidade que faz parte também das comemorações dos 150 anos da Loja Maçônica Perseverança III (P III), com a participação de autoridades. O presidente da entidade, José Murilo Marinho Mahuad, conta que as 170 crianças assistidas pelo Projeto Renovar realizam atividades pedagógicas e culturais no contraturno escolar.

O almoço especial foi iniciado com os alunos fazendo apresentações artísticas, sob o comando do mestre de cerimônias e membro da P III João Carlos Wey. “A instituição é referência na nossa cidade e participou de momentos históricos de Sorocaba. Além do lar, a P III também participou da fundação de escolas, hospitais, asilos e também do Gabinete de Leitura”, disse. O atual presidente da P III, Hélio Sola Aro, durante seu discurso, destacou a importância do atendimento oferecido às crianças que frequentam o Monteiro Lobato. “É um trabalho feito com seriedade e respeito, que cumpre muitas vezes o papel que deveria ser executado pelo Poder Público”.

Lar Escola Monteiro Lobato completa 73 anos Hélio Sola Aro, presidente da P III - Foto: Erick Pinheiro

Também participaram das comemorações Laelso Rodrigues, Laor Rodrigues, Archimedes Alvarenga, Alcebíades Alvarenga, Pedro Souza, Marco Aurélio Laham Dottote, Willian Camargo Lima, Vanderlei Silva, Cláudio Aro e Luiz Henrique Alves, todos integrantes da P III.

Ainda durante o evento, pessoas que já foram atendidas no Lar Monteiro Lobato deram seus depoimentos sobre a importância da entidade. Raquel Constate foi aluna em 1991 e conta que recebeu o convite para a festa de aniversário com muita alegria. “Eu vivi aqui os melhores anos da minha vida e pude aproveitar a minha infância como toda criança deveria. Brinquei muito e aprendi valores que levo comigo para a vida toda”, relatou.

Hoje orientadora social da entidade, Vilma Aparecida de Goes Ribeiro conta que a filha dela, no início dos anos 2000, também foi assistida pelo lar e guarda boas lembranças do local e das pessoas. “É um projeto muito valioso e fico grata por ainda seguir fazendo parte dessa história e colaborando com a continuidade de um projeto tão bonito”, afirma a funcionária.

Lar Escola Monteiro Lobato completa 73 anos José Murilo Marinho Mahuad, atual presidente do Monteiro - Foto: Erick Pinheiro

Representando a Secretaria de Igualdade e Assistência Social de Sorocaba (Sias), Angélica Lacerda, coordenadora da criança e do adolescente, também participou das comemorações. “Com esse trabalho o lar promove o desenvolvimento integral da criança”, disse. Segundo José Murilo, atualmente o Monteiro Lobato mantém convênio com a Prefeitura de Sorocaba e também recebe apoio financeiro através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA). “Essa ajuda é essencial para a manutenção das atividades.”

Histórico

O Monteiro Lobato foi fundado em 19 de maio de 1946, com o nome Abrigo e Pensionato de Menores de Sorocaba, sendo uma das mais antigas entidades beneficentes ligadas à P III. “Aqui viviam crianças e adolescentes em vulnerabilidade social”, explica Wey. Desde 1991 o lar desenvolve o Projeto Renovar, proporcionando à crianças e adolescentes de 6 a 15 anos atividades multidisciplinares voltadas para o desenvolvimento da cidadania através da noção de valores morais e da criatividade individual. “São crianças de diversas escolas das imediações e é tudo gratuito, focando no desenvolvimento integral desses alunos”, afirma o presidente da entidade.

Os atendimentos, acompanhamentos, atividades e oficinas produzem uma série de valores no seu contexto, tais como liderança, trabalho em equipe, respeito, concentração, determinação, solidariedade e dedicação. Durante o almoço especial, Mahuad também agradeceu aos funcionários e a todos os ex-presidentes da entidade. “Todos se desdobram para proporcionar o melhor para as crianças”, finaliza.

Galeria

Confira a galeria de fotos