Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lago do zoológico de Sorocaba passa por limpeza e manutenção

05 de Abril de 2019 às 11:13

Jacaré foi apelidado de Wally pelos visitantes - Foto: Divulgação

O lago do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, passou, na última segunda-feira (1º), por um processo de limpeza e manutenção. A intervenção foi necessária por conta da areia que é recebida pelo córrego ‘Lava-pés’, canalizado no período de reforma do zoológico nos anos de 1998 a 2004, o que permite que águas pluviais levadas pelo canal sejam despejadas no lago.

Com a limpeza, melhora a qualidade de vida do jacaré que vive no local, apelidado de Wally pelos visitantes. “A atividade foi realizada na segunda-feira por não haver visitação do público, assegurando maior segurança no processo, já que houve trânsito de máquinas pesadas no local”, explica a bióloga responsável, Cecília Pessutti, ressaltando que o material será retirado e descartado de forma adequada pela própria prefeitura.

[irp posts="103816" ]

 

“Os jacarés têm hábitos noturnos, permanecendo a maior parte do dia submersos, e tendo picos de atividade durante o dia, um dos locais preferidos do jacaré é próximo a ilha junto a mata. Assim como outros répteis, têm seu metabolismo alterado em função das estações do ano e da temperatura do ambiente, o que os deixa mais ou menos ativos”, comenta Pessutti.

O zoo de Sorocaba recebeu classificação máxima pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), sendo referência em toda a América Latina quando se trata de lazer, educação ambiental, pesquisa e preservação. O zoológico de Sorocaba abre de terça a domingo, e está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. (Com informações da Secom Sorocaba)