Buscar no Cruzeiro

Buscar

Justiça Eleitoral inicia preparação das urnas eletrônicas

30 de Outubro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Justiça Eleitoral inicia preparo das urnas Sistema de divulgação das candidaturas ainda não está finalizado em Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (29/10/2020)

A Justiça Eleitoral iniciou ontem (29), em todo o Estado, o preparativo das 99.528 urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 15 de novembro, 1º turno das eleições municipais 2020. Em Sorocaba, no entanto, a previsão é que as cerimônias de geração de mídias, preparação, conferência e lacração das urnas ocorra somente a partir da semana que vem, ou seja, após o feriado de Finados. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), no total, a cidade terá 1.309 urnas eletrônicas para as eleições 2020 e 196 de contingência (reserva).

A primeira cerimônia que estava marcada para 9h de ontem, no cartório eleitoral da 271ª Zona Eleitoral de Sorocaba não ocorreu, embora o evento constasse oficialmente na divulgação feita pelo próprio TRE-SP.

Um funcionário da 271ª Zona Eleitoral disse que o evento não aconteceu na data marcada porque o sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em Sorocaba para as eleições deste ano ainda não estava fechado. A ferramenta permite consultar informações sobre as candidaturas e cargo, bem como acessar informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro, além de todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes.

O funcionário disse ainda que as cerimônias de geração de mídias, preparação, conferência e lacração das urnas só podem ocorrer quando o sistema de divulgação das candidaturas estiver finalizado ou seja, sem possibilidade de ocorrer mudanças em relação aos pedidos de registro.

Conforme o TRE-SP, as cerimônias são públicas e os procedimentos realizados nesses eventos visam garantir a transparência e segurança do processo eleitoral, assim como o sigilo do voto. O TRE-SP informou ainda que os cartórios eleitorais do interior divulgam o edital com as datas na página da internet do Tribunal.

Preparativos

As mídias geradas são os dispositivos utilizados para carga na urna eletrônica para a votação e também para ativação de aplicativos no equipamento, e ainda para a gravação de resultado.

O procedimento de preparação (carga), feito pelos cartórios eleitorais, consiste na transferência para a urna dos dados dos eleitores que votam em cada seção e dos candidatos que concorrerão no pleito. Cada seção eleitoral corresponde a uma urna eletrônica.

Após alimentar as urnas com as informações dos eleitores e candidatos, os servidores realizam testes nos equipamentos, verificando o funcionamento, por exemplo, do som, impressora, brilho da tela e teclado.

Em seguida, são colocados lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pela autoridade eleitoral, pelo promotor e pelos fiscais dos partidos e coligações presentes.

Com isso, todas as urnas, inclusive as de contingência (reserva), estarão prontas para serem utilizadas, não podendo haver mais nenhuma alteração. Depois de preparadas e lacradas, as urnas só realizam operação em dia e horário determinado, ou seja, na data da eleição. Qualquer tentativa de ligar a urna antes será fracassada, pois, quando ligada, a máquina mostrará uma tela com mensagem informando para aguardar o dia e hora do início da votação. (Ana Cláudia Martins)

Justiça Eleitoral inicia preparo das urnas

Justiça Eleitoral inicia preparo das urnas

Galeria

Confira a galeria de fotos