Buscar no Cruzeiro

Buscar

Justiça acata denúncia de Jaqueline e manda PF investigar Manga

21 de Novembro de 2020 às 14:15

Derrotados declaram apoio no 2º turno Polícia Federal será oficiada para investigar suposto caso de crime eleitoral cometido por Manga. Crédito da foto: Fábio Rogério/ Arquivo JCS (22/10/2018)

A Justiça Eleitoral acatou a denúncia de suposto crime eleitoral cometido pelo candidato a prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos). A representação criminal, assinada pelo juiz eleitoral da 137ª Zona Eleitoral de Sorocaba Emerson Tadeu Pires de Camargo, determina que a Polícia Federal seja oficiada com urgência para a instauração de inquérito policial para a apuração dos fatos.

A decisão foi tomada após manifestação favorável do Ministério Público Eleitoral (MPE) para abertura de inquérito criminal pela Polícia Federal para apurar o caso, com base em uma representação da coligação da candidata à prefeita Jaqueline Coutinho (PSL). A representação se baseia em um vídeo de uma reunião com vereadores eleitos e apoiadores, que teria ocorrido no último dia 17, na qual Manga e Samyra Toledo, delegada da coligação e ex-oficial de gabinete do atual vereador e candidato a prefeito, estariam cometendo ilícito penal eleitoral.

A pedido do MPE, o juiz eleitoral Emerson Tadeu Pires de Camargo encaminhou cópia da petição inicial, bem como a manifestação do Ministério Público Eleitoral e o despacho aos demais juízes eleitorais de Sorocaba para conhecimento na forma postulada pelos promotores eleitorais.

[irp posts="303464" ]

 

'Sem fundamento legal'

Em nota, a campanha de Manga afirma que "mais uma vez, a exemplo do primeiro turno, a coligação da candidata Jaqueline Coutinho ingressa com mais uma ação sem fundamento legal, cujo único objetivo é criar fatos jornalísticos que produzam algum efeito eleitoral."

O candidato diz, ainda, que o referido vídeo foi editado e as falas retiradas do seu contexto original. Fato que, segundo ele, será comprovado em momento oportuno. “Vejo com muita tranquilidade todos esses acontecimentos, pois lideramos todas as pesquisas e essa forma de fazer política já era esperada por alguém que não tem outra alternativa senão me atacar”, diz Rodrigo Manga. (Felipe Shikama e Jéssica Nascimento)