Sorocaba e Região

Justiça acata denúncia de Jaqueline e manda PF investigar Manga

A representação do MPE se baseia em um vídeo de uma reunião com correligionários
Derrotados declaram apoio no 2º turno
Polícia Federal será oficiada para investigar suposto caso de crime eleitoral cometido por Manga. Crédito da foto: Fábio Rogério/ Arquivo JCS (22/10/2018)

A Justiça Eleitoral acatou a denúncia de suposto crime eleitoral cometido pelo candidato a prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos). A representação criminal, assinada pelo juiz eleitoral da 137ª Zona Eleitoral de Sorocaba Emerson Tadeu Pires de Camargo, determina que a Polícia Federal seja oficiada com urgência para a instauração de inquérito policial para a apuração dos fatos.

A decisão foi tomada após manifestação favorável do Ministério Público Eleitoral (MPE) para abertura de inquérito criminal pela Polícia Federal para apurar o caso, com base em uma representação da coligação da candidata à prefeita Jaqueline Coutinho (PSL). A representação se baseia em um vídeo de uma reunião com vereadores eleitos e apoiadores, que teria ocorrido no último dia 17, na qual Manga e Samyra Toledo, delegada da coligação e ex-oficial de gabinete do atual vereador e candidato a prefeito, estariam cometendo ilícito penal eleitoral.

A pedido do MPE, o juiz eleitoral Emerson Tadeu Pires de Camargo encaminhou cópia da petição inicial, bem como a manifestação do Ministério Público Eleitoral e o despacho aos demais juízes eleitorais de Sorocaba para conhecimento na forma postulada pelos promotores eleitorais.

Leia mais  MP pede investigação de denúncia de Jaqueline contra Manga

 

‘Sem fundamento legal’

Em nota, a campanha de Manga afirma que “mais uma vez, a exemplo do primeiro turno, a coligação da candidata Jaqueline Coutinho ingressa com mais uma ação sem fundamento legal, cujo único objetivo é criar fatos jornalísticos que produzam algum efeito eleitoral.”

O candidato diz, ainda, que o referido vídeo foi editado e as falas retiradas do seu contexto original. Fato que, segundo ele, será comprovado em momento oportuno. “Vejo com muita tranquilidade todos esses acontecimentos, pois lideramos todas as pesquisas e essa forma de fazer política já era esperada por alguém que não tem outra alternativa senão me atacar”, diz Rodrigo Manga. (Felipe Shikama e Jéssica Nascimento)

Comentários