Buscar no Cruzeiro

Buscar

Judeus celebram a chegada do ano 5780

29 de Setembro de 2019 às 06:30

“Shaná Tová U-metuká” (um ano bom e doce). Com esses dizeres, milhares de judeus -- incluindo membros da Sociedade Israelita de Sorocaba -- se cumprimentarão amanhã em comemoração ao Ano-novo judaico, conhecido como Rosh Hashaná. Um antigo costume realizado nessa data é comer um pedaço de maçã mergulhado no mel. O calendário judaico celebra a entrada do ano 5780.

Os judeus contabilizam os meses por meio do ciclo da lua e, com base em cálculos rabínicos, levam em conta o Dia da Criação. O Rosh Hashaná na verdade tem início hoje à tarde, pois começa desde o pôr do Sol do dia anterior até o anoitecer do dia posterior (1º de outubro), durando aproximadamente 49 horas. Ele envolve profunda meditação sobre o passado. É quando os judeus fazem um balanço de tudo o que passou no ano que ficou para trás, o que se concretizou, o que se deixou de realizar, como se agiu, e de que forma poderiam ter atuado, entre várias outras questões existenciais.

A partir daí, planejam um período melhor no futuro. As pessoas têm a chance de avaliar seus erros e se redimir de seus pecados diante de Deus. Esse momento de reflexão tem a duração de dez dias e culmina no Yom Kippur, o Dia do Perdão, que envolve a privação de alimentos e de prazeres físicos. O jejum dura 25 horas e é acompanhado de orações nas sinagogas. (Da Redação)