Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jovens apresentam ideias para Sorocaba

21 de Março de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Jovens apresentam ideias para Sorocaba Estudantes foram recebidos por vereadores e pelo prefeito Manga. Crédito da foto: Divulgação / Câmara de Sorocaba

Seis estudantes de escolas públicas e privadas, de 14 e 17 anos, de diferentes regiões da cidade, debateram e formularam propostas para melhorar seis áreas do município de Sorocaba. As ideias debatidas pelos estudantes, nas áreas de cultura, lazer, esporte, educação, primeiro emprego e meio ambiente, foram reunidas em um documento, que foi entregue para a Câmara de Sorocaba, e também para a Prefeitura de Sorocaba, no mês passado. A ação realizada por eles fez parte do simpósio virtual “Falação Jovem”, da Escola do Legislativo da Câmara.

Entre as propostas apresentadas pelos adolescentes, na área de lazer, eles sugerem que no aniversário de Sorocaba (15 de agosto), por exemplo, além do tradicional desfile cívico, a Prefeitura de Sorocaba ofereça diversão para crianças, exposição de artesanato, música, teatro, dança folclórica, nas praças e locais públicos.

Na área de educação, os estudantes pedem a reativação dos Sabe-Tudo, com a oferta de cursos de informática para toda a população, entre outras propostas. Já na área de cultura, eles sugerem na tradicional “Semana do Tropeiro”, que sejam apresentadas peças teatrais com jovens contando a saga dos tropeiros, por exemplo.

Na questão do primeiro emprego, os adolescentes pedem educação financeira na escola, maior divulgação de órgãos públicos que auxiliam na busca por trabalho, além de outras sugestões. E para o meio ambiente, eles apontam mais coleta seletiva na cidade, incentivo ao plantio de árvores como trabalho escolar, e até o Centro da cidade com mais árvores.

Participaram da primeira edição do Falação Jovem: Anabelli Ozório, moradora do Parque São Bento e estudante da escola Zelia Dulce de Campos Maia; Isabela Marques, da Vila Helena, aluna da Escola Municipal Matheus Maylasky; Katlheen Tolentino, do Parque Laranjeiras e estudante do colégio Genésio Machado; Letícia Gebaile, moradora da Vila Olímpia e aluna do Colégio Maxximus; Serena Trombelli, da Vila Jardini, estudante da E.E. Altamir Gonçalves; e João Paulo Canhado, morador do Éden, aluno da E.E. Francisco Coccaro.

Prefeitura promete dar apoio às sugestões

A Prefeitura de Sorocaba informa que as propostas apresentadas refletem as necessidades e os anseios dos jovens da cidade, e que a atual administração dará todo o apoio para avançar no desenvolvimento de políticas públicas direcionadas à juventude.

Já a Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim) informa que já encaminhou as propostas às secretarias competentes para avaliação do que é possível ser implementado. O secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão, disse ainda que a Prefeitura de Sorocaba está de portas abertas para atender as sugestões dos jovens sorocabanos.

Além disso, a Serim destaca que algumas das ideias apresentadas pelos estudantes já ocorrem na cidade, e exemplificou pelo menos duas delas. Na área da cultura, por exemplo, uma delas é para utilizar o espaço das bibliotecas municipais para outras atividades. Na área de meio ambiente, a proposta de incentivar o cultivo de jardins, flores e árvores nas quintais das casas já é feita, com ações de doação de mudas. (Ana Cláudia Martins)