Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jovem de Sorocaba é aprovado na Universidade do Porto, em Portugal

21 de Janeiro de 2021 às 14:22
Wilma Antunes [email protected]

Igor Fernandes passou em uma das mais antigas e consagradas instituições do mundo, a Universidade do Porto. Crédito da foto: Divulgação

Admirador de grandes jornalistas brasileiros, o jovem sorocabano Igor Fernandes, de 18 anos, conquistou o segundo lugar no vestibular para o curso de jornalismo da Universidade do Porto, em Portugal. Esta foi a primeira vez em que ele se candidatou para uma vaga internacional. A instituição em que foi aprovado é uma das mais antigas e considerada uma das melhores do mundo.

O jovem mora no Jardim Gonçalves, zona industrial da cidade, e está com os dias no Brasil contados. Ele viajará para a Europa na próxima quarta-feira (27). Em Portugal, vai dividir um apartamento com outros colegas da universidade, também brasileiros. Fernandes está radiante com a novidade. “Não caiu a ficha até agora”, diz, orgulhoso. As aulas na Universidade do Porto começaram em setembro, mas, por conta da espera pelo visto, Igor teve de atrasar um semestre do curso.

O caminho até o vestibular foi estreito. Fez o ensino médio no período da manhã, saía da escola e ia, à tarde, para o curso técnico em mecatrônica. Já à noite, separava de três a quatro horas para estudar, diariamente. Nunca fez cursinhos preparatórios. Além da instituição de Portugal, Igor também foi aprovado na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O jovem conta que pensou em cursar engenharia, mas viu que não levava jeito durante o curso de mecatrônica. Foi durante a monografia que sua paixão pela escrita despertou. “Lá [no curso], escrevi minha monografia e gostei muito. Uma das professoras de comunicação do curso também é jornalista”, relembra.

Envolto na paixão das práticas jornalísticas, começou a escrever para uma coluna de turismo do jornal baiano Redação com Dendê, elaborado por alunos. Igor adorou a experiência e pretende explorar o assunto em sua futura profissão.

Há dois anos, o jovem esteve no jornal Cruzeiro do Sul, quando a ideia de cursar jornalismo começara atinar. Tinha curiosidade em saber como funcionava um jornal diário e queria conhecer a redação.

A visita influenciou totalmente em sua decisão. “Naquela época, eu ainda estava em dúvida se queria cursar jornalismo. Fui ao jornal, conheci até a parte de impressão. Eu fiquei apaixonado. Adorei, mesmo. Gosto muito das informações do jornal Cruzeiro do Sul. Vi a conexão que eles [jornal] têm com os leitores. Achei isso fantástico. Além de ser jornalismo local, na cidade onde nasci, acho muito importante” conta o jovem.

Fernandes deixa duas dicas para os vestibulandos que também querem passar em uma universidade internacional: pesquisa e persistência. “Tem muita oportunidade boa. Eu também não sabia, então, comecei a pesquisar. Consegui substituir a prova de ingressos pelo Enem [Exame Nacional do Ensino Médio].Tudo ficou mais simples. Não precisei ir até lá [Portugal] realizar a prova. A pesquisa é fundamental e a persistência também”. (Wilma Antunes)

Galeria

Confira a galeria de fotos