Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jornal Cruzeiro promove o segundo debate entre os candidatos à Prefeitura

26 de Novembro de 2020 às 00:48
Marcel Scinocca [email protected]

Jornal Cruzeiro promove o segundo debate entre os candidatos à Prefeitura Os eleitores terão oportunidade de conhecer as propostas dos dois candidatos. Crédito da foto: Fábio Rogério (25/11/2020)

O segundo debate entre os candidatos que concorrem à Prefeitura de Sorocaba, promovido pelo jornal Cruzeiro do Sul, em segundo turno, ocorre nesta quinta-feira (26), a partir das 20h, reunindo os candidatos Rodrigo Manga (Republicanos) e Jaqueline Coutinho (PSL).

O evento conta com os parcerias do primeiro turno — Cruzeiro FM 92,3, Universidade de Sorocaba (Uniso), OAB Sorocaba e TVCOM, e agora também com o apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e da Associação Comercial de Sorocaba (Acso). Novamente, o evento ocorrerá na sede do jornal e de sua mantenedora, a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).

O debate será dividido em cinco blocos, com um intervalo de dois minutos entre eles. O primeiro bloco será dedicado à apresentação de cada candidato, com tempo de três minutos cada.

Já no segundo bloco, serão realizadas seis perguntas pelos jornalistas, duas por estudantes de jornalismo da Uniso, duas pelo Ciesp e duas pela Acso. Serão trinta segundos para a pergunta e dois minutos para a resposta, sem direito a réplica.

No terceiro bloco, cada candidato fará uma pergunta ao adversário, totalizando quatro perguntas para cada um. Neste bloco os temas serão sorteados e as perguntas serão feitas de forma livre por cada candidato. No quarto bloco, cada candidato fará uma pergunta ao adversário, totalizando quatro perguntas para cada um. Neste bloco as perguntas serão feitas de forma livre por cada candidato.

O primeiro candidato a perguntar será sorteado, de forma a garantir que ambos os candidatos respondam quatro vezes. No quarto e no quinto blocos, cada candidato terá trinta segundos para a pergunta, dois minutos para a resposta, um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica. O quinto bloco será dedicado às considerações finais. Cada candidato terá tempo de dois minutos.

Debate decisivo

“A montagem de um debate é um ato de muito trabalho e coragem. Toda a equipe do jornal Cruzeiro do Sul teve que pensar em muitos detalhes. Mas o enorme sucesso alcançado na transmissão do debate do primeiro turno, nos dá a confiança e esperança de estar ajudando os eleitores da cidade de Sorocaba”, lembra Luiz Antonio Zamuner, do Conselho Editorial do Cruzeiro do Sul.

“Desejamos aos candidatos boa sorte e equilíbrio neste momento de disputa. Esperamos ter novamente um debate produtivo e respeitoso, e rogamos a Deus, que seja qual for o futuro governante da cidade, derrame sobre o eleito bênçãos de muita Luz e sabedoria”, comenta Valdir Euclides Buffo Junior, em nome do Conselho Superior da Fundação Ubaldino do Amaral.

“O debate de segundo turno é decisivo no aspecto de que agora a população precisa decidir entre Jaqueline ou Manga. Ou seja, mais uma vez o debate é fundamental já que não tem trucagem de edição, não tem maquiagem. Precisa também analisar o comportamento de um e de outro, porque o debate é provocante”, avalia o coordenador do curso de jornalismo da Uniso, Fernando Negrão Duarte.

Para Ronaldo Valim França, presidente da Comissão de Direito Eleitoral OAB Sorocaba, o encontro trará mais conteúdo para ajudar o eleitor. “A OAB Sorocaba novamente sente-se honrada em participar do debate a ser realizado pela FUA. Certamente as parcerias contribuem para a elevação do nível da discussão de ideias entre os candidatos, podendo levar à população mais conteúdo, para que possam escolher o melhor candidato para governar Sorocaba nos próximos quatro anos”, afirma.

Vale lembrar que o Cruzeiro do Sul é o único veículo de comunicação de Sorocaba que promoverá debate nos dois turnos das eleições 2020 da cidade. Assim como no evento do primeiro turno, em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, o acesso ao local da realização do debate terá um número limitado de pessoas. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos