Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jardim Faculdade terá mais 108 vagas de Zona Azul

07 de Junho de 2019 às 22:12

Jd. Faculdade terá mais 108 vagas de Zona Azul Pintura das faixas de sinalização nas quatro ruas será realizada pela equipe da Urbes. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (19/12/2018)

A Urbes -- Trânsito e Transportes está implantando vagas de Zona Azul em ruas do Jardim Faculdade. De acordo com a empresa pública, a rua Coronel José Pedro de Oliveira receberá 52 novas vagas; na rua Maria Josepha de Souza Manente, serão 13 vagas; na rua Victório Pegoretti, 27 vagas e na rua Eulália Silva, 16 vagas. A novidade, no entanto, tem gerado dúvidas para moradores.

[irp posts="60518" ]

 

Gilmar Henrique Ribeiro, 49 anos, morador da rua Maria Josepha de Souza Manente, está preocupado com a implantação das vagas. Segundo ele, funcionários da Urbes que estiveram na via instalando placas, teriam o informado de que uma faixa zebrada será pintada na frente de sua residência, excetuando a parte em que a calçada é rebaixada para a garagem. Ele teme que não poderá mais estacionar um dos seus carros na frente da própria garagem ou da faixa zebrada. “Não tem lógica fazer uma faixa zebrada na frente de uma residência”, reclama.

A Urbes diz que as vagas de Zona Azul ou faixas zebradas jamais são implantadas em frente às entradas de veículos. E confirma que, de fato, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo art. 181, parágrafo IX, proíbe qualquer veículo de parar em frente a uma guia rebaixada. De acordo com a empresa pública, a faixa zebrada é implantada “onde falta espaço suficiente e seguro para ser destinado a uma vaga de Zona Azul e habitualmente fica próxima às esquinas”. Ainda assim, informa que técnicos vão avaliar o local para verificar eventual necessidade de medidas complementares.

Segundo a Urbes, a ampliação no número de vagas de Zona Azul é um benefício para atender um número cada vez maior de motoristas que frequentam as regiões com alta demanda por vagas de estacionamento. O sistema garantiria a rotatividade no uso de uma mesma vaga. A empresa destaca ainda que os cidadão pode obter o bilhete pelo celular smartphone. São cerca de 5 mil veículos cadastrados no aplicativo Zona Azul Digital, que também informa quantos minutos faltam para terminar o período de estacionamento e emite avisos/alarmes no celular do motorista. (Priscila Fermandes)