Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jardim do Bulbasauro em Sorocaba ganha 14 árvores

22 de Dezembro de 2020 às 09:49

Moradores plantaram 14 árvores no Jardim do Bulbasauro em Sorocaba. Crédito da Foto: Divulgação / Sema

Mudas de árvores de mais de 1,5 metro de aroeira-salsa, pau-ferro, sangra d’água, ipê-rosa, ipê-branco, jacarandá e quaresmeira foram plantadas na manhã desta segunda-feira (21) no Jardim do Bulbasauro, localizado no Jardim Europa, às margens do Córrego da Água Vermelha.

A ação foi realizada pelos moradores e contou com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), que levou 14 exemplares arbóreos produzidos no viveiro municipal, além de insumos e tutores para o plantio.

Idealizado de forma voluntária pelo publicitário Tiago Rodrigues e instalado há três meses na Avenida Londres, bem embaixo de uma sombra de uma açoita-cavalo, o novo espaço vem chamando a atenção da população de Sorocaba e também da região. Isso porque o “jardim” conta com uma escultura de um vaso, feito pelo pai de Tiago, com o personagem Bulbasauro, do Pokémon, que é conhecido por carregar planta nas costas.

“Foi uma ação muito importante e simbólica para a nossa região. Ver que um projeto criado pela vizinhança foi acolhido e apoiado pelo poder público é reforçador. Além de trazer mais beleza, literalmente estamos plantando uma ideia de futuro. Ocupar e cuidar do espaço em que convivemos é um poderoso exercício de cidadania”, destacou Tiago. Além dele, participaram da ação a terapeuta Heleni Garrido, a professora Claudia Favero, o biólogo e professor Herbert Rudolfi e a professora Jéssica Cimatti.

Jardim do Bulbasauro, localizado no Jardim Europa, às margens do Córrego da Água Vermelha. Crédito da Foto: Reprodução / Instagram

No Jardim do Bulbasauro ainda há vasos, comedouro para pássaros, flores, plantas medicinais, árvores frutíferas e até Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), tudo cultivado com muito carinho pelos moradores locais. No vaso do Bulbasauro, os visitantes encontram uma placa com QR Code, que ao acessar com o celular, uma missão especial é dada com uma mensagem de preservação do meio ambiente.

Preservação

“É sempre muito importante apoiar iniciativas como essa, da própria comunidade, que além da questão da preservação do meio ambiente, do incentivo ao plantio de árvores, traz a valorização do espaço público”, destaca o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Maurício Tavares da Mota. “Promover plantios como esse é fundamental para manter a qualidade e o fluxo dos recursos hídricos da cidade e assim ajudar na preservação na natureza, já que as matas ciliares têm a função de proteger a água de nascentes, córregos e rios”, completa.

Além disso, a ação garante a ampliação da área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização. As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

Já o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) entende que iniciativas como essa colaboram bastante para a preservação das margens e do leito de córregos, como esse da Água Vermelha, pois são um incentivo para que as degradações não mais ocorram, visto que mensalmente a autarquia retira toneladas de todo tipo de lixo, no trabalho periódico que desenvolve em todos os cursos d’água da cidade.

De acordo com a Sema, uma equipe da Divisão de Manutenção de Paisagismo e Arborização está programando a manutenção no local, com roçagem, para a primeira semana de janeiro. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos