Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jardim Botânico tem curso sobre abelhas sem ferrão

17 de Dezembro de 2020 às 00:01

Jardim Botânico tem curso sobre abelhas sem ferrão Os participantes estão aprendendo a criar abelhas sem ferrão. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Com atividades teóricas e práticas, 10 alunos estão aprendendo como criar abelhas nativas sem ferrão, com o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Nivaldo Aparecido Bertelli, no Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas.

Na terça-feira (15), os participantes aprenderam sobre a alimentação energética e proteica, formas de manejo e como preparar iscas para esses insetos. Num dos momentos da aula, eles foram conhecer o Meliponário existente no Jardim Botânico.

Oferecido pelo Senar, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e o Sindicato Rural de Sorocaba, o curso visa estimular a criação e conservação de abelhas nativas, ensinando aos participantes como criar esses insetos, utilizando equipamentos e técnicas apropriadas.

Importantes na polinização

As abelhas desempenham um papel fundamental no processo de polinização de diversas plantas, além de oferecer recursos alimentícios e medicinais e prestar serviços ecossistêmicos.

No Meliponário do Jardim Botânico, eles conheceram algumas espécies endêmicas, como a jataí e a mandaçaia. E puderam coletar materiais para o alimento para ser colocado no ninho, como o própolis, o cerume e a cera.

Meliponicultura e legislação

O curso de Meliponicultura teve início no dia 14 e será finalizado nesta quinta-feira (17). Os alunos estão tendo contato com técnicas de meliponicultura, biologia e ecologia das abelhas, conhecendo as espécies nativas da região de Sorocaba e a legislação pertinente à criação desse inseto.

Aprendem sobre a manutenção das colmeias, divisão de enxames, a colheita dos produtos e cuidados com as pragas.

O Jardim Botânico fica na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.

Outras informações de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (15) 3235-1130. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)