Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jardim Botânico ganha iluminação especial no Dia da Árvore em Sorocaba

19 de Setembro de 2019 às 14:38

Jardim Botânico de Sorocaba Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

O Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações, em Sorocaba, ganhará iluminação especial neste sábado (21). A ação será feita para celebrar o Dia da Árvore.

O evento também celebra o início da primavera, em 23 de setembro, está marcado para 19h30.  Haverá também a apresentação musical do Duo de Flauta e Violão da Fundec, com entrada gratuita.

Conforme a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a iluminação cênica do palacete de Cristal tem por objetivo chamar atenção da população sobre a importância das árvores, que são um dos maiores ícones representativos da natureza.

Para a iluminação, que permanecerá durante um mês, será utilizada energia limpa e sustentável, gerada por placas solares fotovoltaicas. Para isso, a Sema abriu um edital de chamamento no dia 3 de setembro para empresas interessadas em promover a iluminação do espaço, sem custo para o poder público.

Já a atração musical será promovida pela Secretaria da Cultura (Secult). O duo da Fundec é formado por Leonardo Batista (violão) e Renato Silva (flauta), que apresentará ao público um repertório de músicas populares de MPB, Jazz, Choro e Bossa Nova.

[irp posts="166713" ]

 

Dia da Árvore

O Dia da Árvore foi instituído pelo então presidente Castello Branco, através do decreto nº 55.795, sancionado em 24 de fevereiro de 1965. A data também faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

As árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo e, em ambientes urbanos, além de todos esses benefícios, são elementos estéticos de grande valor que contrastam com o árido concreto das áreas urbanas da cidade.

O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações podem se obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (15) 3235.1130. (Da Redação, com informações da Secom)