Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jaqueline Coutinho não descarta decretar ‘lockdown’ em Sorocaba

08 de Maio de 2020 às 23:30

Jaqueline Coutinho não descarta decretar ‘lockdown’ em Sorocaba Mulher caminha pelo centro de Sorocaba com equipamentos de proteção. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (8/5/2020)

Atualizada às 23h30

A prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) não descarta decretar “lockdown” em Sorocaba. Essa decisão poderá ser tomada, segundo ela, caso a cidade se aproxime do colapso no sistema de saúde. As declarações foram dadas nesta sexta-feira (8) pela chefe do Executivo ao responder à reportagem do Cruzeiro do Sul durante transmissão ao vivo na página da Prefeitura de Sorocaba em uma rede social.

“Lockdown” é um termo da língua inglesa. Ele tem sido usado atualmente para descrever a medida de fechamento de regiões na pandemia de Covid-19, o isolamento social obrigatório.

Segundo Jaqueline, a curva epidemiológica está subindo de forma exponencial na cidade. “Tenho certeza que se a curva epidemiológica evoluir em picos de elevação, picos de aumento, que demonstrem que o sistema público e o sistema privado de saúde podem colapsar, ou seja, antes de a gente entrar na situação, hoje, do Pará, do Rio de Janeiro, de Manaus, se for necessário, penso, sim, em determinar o lockdown”, afirma.

Ela acrescenta sobre a possível medida. “Nem todas as medidas são simpáticas, mas elas são necessárias. O interesse coletivo, a preservação da saúde das pessoas, é mais importante. Pode parecer até mais antipático da minha parte, mas antes de ser simpática, eu tenho que ser gestora. Eu tenho que administrar bem as questões da saúde, com responsabilidade.”

Os dados, segundo ela, são baseados em estatísticas, pesquisas e documentos. “Não é alarmismo, é o cenário da realidade”, comenta.

https://www.facebook.com/prefeituradesorocaba/videos/611716839427384/

 

Judicialização

Sobre a possível judialização em função das medidas restritivas ao comércio, a prefeita afirmou que Sorocaba não pode se furtar ou deixar de cumprir o decreto estadual. “Vamos cumprir o que decreto estadual determina, porque devemos fazer de forma responsável. A responsabilidade do prefeito é se adequar e garantir que o decreto estadual vai ser cumprido em seu município”, diz. “A nossa responsabilidade é em preservar vidas. Sabemos da dificuldade que a economia passa. Eu me curvar àquilo que segmentos querem só vai acontecer realmente por determinação judicial, porque tenho que cumprir efetivamente o que a Justiça determina”, complementa.

Hospital de campanha

A chefe do Executivo também prometeu a preparação do hospital de campanha, na Arena Multiúso, para o próximo dia 21. O local vai atender casos de baixa e média complexidade, porém, não neste momento, quando há vagas em outros locais, incluindo Santa Casa e UPH Leste. Isso ocorrerá quando a média de ocupação passar de 75%. Servidores públicos atuarão no local. Aparelhos e outras questões, como limpeza, estão sendo finalizadas.

Jaqueline Coutinho também afirmou que a cidade já tem mais de 8 mil testes rápidos para Covid-19. Esse número poderá chegar a 13 mil nos próximos dias. (Marcel Scinocca / Colaborou Giuliano Bonamim)