Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itu notifica e ameaça com multa quem desperdiçar água

18 de Julho de 2018 às 11:09

Priscila Fernandes - [email protected]

Ainda com a grave crise hídrica de 2014 na memória, Itu tenta promover a economia da água por meio da conscientização dos moradores e da repressão ao desperdício. Com os reservatórios que abastecem a cidade em 67% de sua capacidade, a adoção futura de racionamento não está descartada. Desde maio, o município pode multar quem for flagrado desperdiçando água e os trabalhos de fiscalização teriam sido intensificados. Segundo a Companhia Ituana de Saneamento (CIS), ninguém foi multado até agora, mas já foram emitidas 75 notificações e estas pessoas, em caso de reincidência, poderão ser multadas. O valor da multa corresponde a 10% do valor da conta de água.

O apelo da CIS é para que a população economize 30% no consumo de seu imóvel. A meta foi estipulada no início da campanha de conscientização lançada no mês de março. Até ontem, teria sido atingida a marca de 10%. "Não descartamos a adoção do racionamento. Temos uma grande frente de trabalho, mas neste período de estiagem, o apoio da população é fundamental", informa a CIS.

De acordo com a companhia, os reservatórios de água bruta que abastecem a cidade de Itu estão em 67% de sua capacidade. A situação é mais crítica quando comparada à de maio, quando a capacidade das represas tinham média de 81%. Nos próximos dias, a cidade deve concluir a adutora do Mombaça, aumentando a captação existente no local de 80 para 280 litros de água por segundo.

Desperdício

São consideradas pela Prefeitura situações de desperdício de água, ações como lavar calçada com o uso contínuo de água, molhar ruas continuamente, manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d"água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente, e lavar veículos com uso contínuo de água. Nesse caso a exceção vale somente para empresas como lava-rápidos, que deverão possuir sistema que reduza o consumo de água ou que permita a sua reutilização, item este a ser verificado no ato do licenciamento.