Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itu inicia rodízio no abastecimento de água

08 de Dezembro de 2020 às 02:02

Itu inicia rodízio no abastecimento de água Desperdício pela população pode gerar multas de forma imediata, informa a Companhia Ituana de Saneamento. Crédito da foto: Divulgação / CIS

A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) adota, a partir desta terça-feira (8) rodízio no abastecimento de água em Itu. A medida visa a preservação dos mananciais que abastecem a cidade. Na região central, o sistema será 24/24 ou seja, imóveis serão abastecidos dia sim e dia não.

“Itu enfrenta o menor índice anual de chuvas de sua história, com temperaturas recordes. A última chuva representativa aconteceu em junho. Por isso, o momento exige cautela. Apesar do suporte dos Sistemas Mombaça e Pirajibu, os dois mananciais não garantem sozinhos o abastecimento da cidade inteira”, explica o superintendente da CIS, Vincent Menu.

Atualmente, os níveis dos mananciais que abastecem Itu são: Itaim, 7%; Braiaiá, 14%; Gomes, 20%; São José, 35%; Fubaleiro, 15%; Varejão, 50%; e São Miguel, 20%. Mombaça e Pirajibu operam com 100% de capacidade.

Fiscalização

Durante o período de rodízio, uma equipe da Prefeitura de Itu estará nas ruas fiscalizando desperdícios de água e aplicando multas, se necessário. São consideradas situações de desperdício de água, ações como lavar calçada com o uso contínuo de água, molhar ruas continuamente, manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d’água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente, e lavar veículos com uso contínuo de água. O valor da multa corresponde a 10% do valor da conta de água.

A lista dos bairros com os dias e horários do abastecimento estão no site: cis-itu.com.br Às segundas-feiras serão divulgadas nos canais oficiais da CIS novos dados sobre o abastecimento de água. Outras informações podem ser solicitadas pelo WhatsApp: (11) 94354-0219 ou pelo Facebook da Companhia Ituana de Saneamento. (Da Redação)