Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itapetininga usa sistema que prevê áreas de risco para o coronavírus

19 de Abril de 2020 às 00:01

Ferramenta COVIDMAP-10 auxilia profissionais de saúde de Itapetininga no enfrentamento da pandemia. Crédito da foto: Reprodução

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Prof. Antônio Belizandro Barbosa Rezende, de Itapetininga, em parceria com a prefeitura da cidade, desenvolveu um mapa digital das ruas e bairros do município, com informações sobre as áreas mais afetadas pelo novo coronavírus.

A nova ferramenta contra a pandemia foi sugerida pela Vigilância Epidemiológica de Itapetininga. Em duas semanas, o professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Jefferson Biajone, e o tecnólogo Tibério Santos, ambos da Fatec, criaram um sistema em HTML capaz de monitorar a evolução da Covid-19 na cidade. A plataforma foi batizada de Covidmap19 e começou a ser usada no dia 7 de abril.

A tela reúne informações sobre os casos de pacientes suspeitos, confirmados, recuperados, óbitos e o número de testes aplicados, segundo a localização de cada residência. “Com isso, a prefeitura trabalha de forma preventiva e integrada com outros órgãos públicos”, explica Biajone.

Mapa de calor

Os funcionários da saúde que estão na linha de frente do atendimento lançam dados dos pacientes, como idade, sexo, profissão e endereço, e as coordenadas geográficas numa planilha digital. Essas informações ficam disponíveis para visualização no Covidmap19, sinalizando os casos suspeitos, confirmados e descartados e formando um mapa de calor que aponta os locais mais críticos.

Com a ferramenta, os profissionais identificam em tempo real quais são os locais com maior risco de infecção para poderem agir. Desde que o mapa entrou em funcionamento, na primeira semana de abril, os dados apontaram que a maioria dos casos suspeitos eram mulheres e a faixa etária mais comum estava entre 61 e 94 anos.

Com os dados em mãos, os gestores da Vigilância acionam outros órgãos que enviam carretas móveis para intensificar as ações de esclarecimento sobre os riscos do contágio e as mensagens de prevenção e cuidados com a higiene.

O Covidmap19 disponibiliza ainda informações sobre o percurso feito pelo paciente com suspeita da doença e o rastreamento da sua rede de contatos para detecção de novos possíveis casos. (Da Redação, com Assessoria de Imprensa)