Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itapetininga está pronta para vacinar e vai antecipar a campanha

19 de Janeiro de 2021 às 00:13
Ana Claudia Martins [email protected]

Crédito da foto: Prefeitura de Itapetininga

A Prefeitura de Itapetininga informou ontem (18) que deverá antecipar a campanha de vacinação contra a Covid-19 assim que o município receba as doses. O calendário de imunização foi anunciado domingo (17), com previsão de início na próxima segunda (25), para os grupos prioritários.

A cidade deverá receber 50.896 doses e 25.448 pessoas deverão ser vacinadas na primeira etapa da campanha. Cada pessoa deve receber duas doses da vacina, sendo que a segunda deve ser aplicada após 21 dias da primeira dose.

Uma reunião, ontem, com os profissionais da área da saúde e a prefeita Simone Marquetto (MDB) concluiu os detalhes do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 a partir de informações da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga de que as doses serão entregues diretamente no município.

A prefeita afirma também que a cidade conta com toda a quantidade de insumos necessários para atender os 45 dias de campanha, desde seringas, agulhas, algodão, máscaras, sacos plásticos, além de outros materiais. As unidades de saúde não vão fechar durante a campanha.

A vacinação nos postos de saúde da área urbana, onde os pacientes já são atendidos, será das 16h às 20h. Na área rural, será das 13h às 15h, exceto no Rechã, que será das 16h às 20h. Para se vacinar é obrigatório levar o Cartão SUS ou CPF.

A imunização, se não for antecipada, será da seguinte forma: de 25 de janeiro a 5 de fevereiro (trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas); de 8 a 12 de fevereiro (pessoas com 75 anos ou mais); de 15 a 19 de fevereiro (pessoas entre 70 e 74 anos); de 22 a 26 de fevereiro (pessoas entre 65 e 69 anos); e de 1º a 5 março (pessoas entre 60 e 64 anos).

Os locais de vacinação são: pacientes que são atendidos na UBS Genefredo Monteiro vão receber a vacinação na própria unidade, que fica n rua Dom Joaquim, 518, das 16h às 20h. Pacientes da UBS da Vila Rio Branco, que conta com Pronto Atendimento, serão vacinados na Estação Cidadania que fica à Josué Carrascal Filho, na Vila Regina, das 16h às 20h.

E pacientes da UBS do Jardim Mesquita, que também conta com Pronto Atendimento, serão vacinados no Espaço da Melhor Idade, que fica à avenida Wenceslau Bráz, 369.

Os demais locais são: Vila Belo Horizonte, Vila Nova Itapetininga, Jardim Bela Vista, Vila Arruda, Chapadinha, Taboãozinho, Jardim Fogaça, Monte Santo, Vila Santana, Vila Mazzei, Rechã, Tupy, Gramadinho, Varginha, Morro do Alto, Capão Alto. (Ana Cláudia Martins)