Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itapetininga desiste de abrir cemitérios por conta do coronavírus

08 de Maio de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Itapetininga desiste de abrir cemitérios Em Votorantim, o cemitério São João Batista permanecerá fechado no domingo. Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS (12/12/2016)

A Prefeitura de Itapetininga mudou de ideia e decidiu, no fim da tarde desta quinta-feira (7), que os nove cemitérios municipais não irão mais abrir para a visitação pública neste domingo, dia 10, Dia das Mães. Porém, o município informou que os cemitérios municipais seguem funcionando normalmente de segunda a sexta, das 7h às 18h, apesar da pandemia do novo coronavírus.

Após matéria do jornal Cruzeiro do Sul sobre a divulgação do município de que iria abrir os cemitérios no domingo, divulgada na edição desta quinta-feira (7), o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) informou que iria solicitar informações à administração municipal sobre a decisão.

Questionada, a Prefeitura informou que “devido ao alto fluxo de visitantes, os cemitérios de Itapetininga não estarão abertos no Dia das Mães. Houve um erro de comunicação e o MP está sendo comunicado sobre o fechamento dos cemitérios no Dias das Mães”, diz nota. Conforme a própria administração municipal, em anos anteriores, os cemitérios municipais da cidade recebem em média 10 mil visitantes no Dia das Mães.

[irp posts="247704" ]

 

A data anual, que costuma ser de muitas visitas nos cemitérios, será diferente este ano por conta da pandemia do novo coronavírus. Os cemitérios municipais e particulares de quase todas as 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que já estão fechados desde o mês passado, exatamente para evitar a aglomeração de pessoas, devem continuar assim.

Em Sorocaba, por exemplo, principal e maior cidade da RMS, os quatro cemitérios municipais e os dois particulares estão fechados e não irão abrir no Dia das Mães.

Piedade e Votorantim

As prefeituras de Piedade e Votorantim informaram que os cemitérios municipais estarão fechados neste domingo.

Por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Transporte, Piedade afirma que “a medida tem como objetivo evitar aglomeração de pessoas nos locais devido a comemoração do Dia das Mães. Essa é mais uma ação de prevenção ao novo coronavírus”.

[irp posts="120075" ]

 

Já a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), informou que as visitações no Cemitério Municipal São João Batista seguem suspensas, mesmo no Dia das Mães.

De acordo com a Sesp, o motivo é o cumprimento das determinações estadual e federal que estabelecem a quarentena durante a pandemia do novo coronavírus. Desde então, o cemitério municipal não está aberto para visitações e está funcionando somente para a realização de sepultamentos. (Ana Cláudia Martins)