Buscar no Cruzeiro

Buscar

Isolamento social volta a subir em Sorocaba e fica em 55%

22 de Abril de 2020 às 14:26
Ana Claudia Martins [email protected]

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Crédito da foto: Fábio Rogério (20/4/2020)

O índice de isolamento social em Sorocaba voltou a subir nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, e chegou a 55%. No dia anterior, segunda-feira (20), o percentual foi de 48% na cidade, ou seja, abaixo dos 51% de sábado e 57% de domingo, registrados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (Simi-SP).

Em Votorantim, o índice desta terça-feira (21) foi de 58%, maior do que o registrado no dia anterior: na segunda-feira foi de 52%, também pior do que os 54% do sábado e 60% do domingo.

[irp posts="241897" ]

 

Já a cidade de São Paulo registrou 57%, índice também maior em relação ao dia anterior: 51%, igualando a média estadual. O Governo do Estado estimou em 70% o índice ideal para retardar a propagação do novo coronavírus.

O sistema

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos neste site . O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no estado.

As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao novo coronavírus.