Buscar no Cruzeiro

Buscar

Isolamento social volta a cair em Sorocaba e fica em 48%

21 de Abril de 2020 às 20:34

sistema de monitoramento inteligente do governo do estado de são paulo Trecho da avenida Itavuvu com pouco movimento de veículos. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/4/2020)

 

O índice de isolamento social em Sorocaba voltou a cair depois de alcançar índices acima de 50% no final de semana. Na segunda-feira (20) o percentual foi de 48% na cidade -- abaixo dos 51% de sábado e 57% de domingo registrados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (Simi-SP).

Em Votorantim, o índice da segunda-feira foi de 52%, também pior do que os 54% do sábado e 60% do domingo. A cidade de São Paulo registrou 51%, igualando a média estadual.

De acordo com o coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras. No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes.

O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no estado.

As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus. (Da Redação, com informações do Governo do Estado de São Paulo)