Buscar no Cruzeiro

Buscar

Isolamento social volta a cair em Sorocaba e chega a 46% nesta quarta (22)

23 de Abril de 2020 às 14:59
Ana Claudia Martins [email protected]

Em Sorocaba, os índices estavam mais altos no último final de semana. Crédito da foto: Fábio Rogério (18/3/2020)

 

O índice de isolamento social em Sorocaba voltou a cair nesta quarta-feira (22) e ficou em 46%. No dia anterior, terça-feira (21) e feriado de Tiradentes, o índice chegou a 55%. Em todo o Estado e na cidade de São Paulo o índice foi de 48% nesta quarta.

Em Sorocaba, os índices estavam mais altos no último final de semana: sábado (18) foi de 51% e no domingo (19) maior ainda 57%. Já na segunda-feira (20) caiu para 48%.

O índice de isolamento social na cidade volta a cair no mesmo dia em que a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), anunciou a reabertura de alguns tipos de estabelecimentos comerciais. Poderão abrir lojas de tecidos, salões de beleza, barbearias e escritórios de advocacia.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (22) em entrevista coletiva após a publicação em uma rede social do próprio Executivo que gerou confusão e fez com que alguns estabelecimentos, como barbearias e salões de beleza abrissem inadvertidamente.

A Prefeitura anunciou ainda que limitará o número de pessoas em supermercados da cidade. Os estabelecimentos comerciais com estacionamentos acoplados terão de interditar 33% das vagas, ou um terço do total.

A medida também é válida para mercados, mercearias, quitandas ou assemelhados em funcionamento na cidade.

Em Votorantim, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o índice de isolamento social também voltou a cair nesta quarta (22) e foi de 49%. No dia anterior, o município registrou 58%. Já na segunda (20) o índice foi de 52%, no domingo (19) de 60% e no sábado (18) de 54%.

O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza (DEM), publicou nesta quarta (22) decreto que prorroga até o dia 10 de maio o estado de calamidade pública no município em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O documento autoriza o funcionamento de igrejas e templos religiosos no município, desde que observadas medidas de higiene e anti-aglomeração. Até então, os templos religiosos e similares estavam com as atividades “total e expressamente suspensas” na cidade.

O Governo do Estado estimou em 70% o índice ideal para retardar a propagação do novo coronavírus.

O sistema

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos neste site . O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no estado.

As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao novo coronavírus. (Ana Cláudia Martins)

[irp posts="242361" ]