Buscar no Cruzeiro

Buscar

Isolamento social em Sorocaba cai para 50%

03 de Maio de 2020 às 21:43
Marcel Scinocca [email protected]

O percentual de isolamento social em Sorocaba foi de 50% no sábado (2). A informação é do Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi). O índice é menor que na sexta-feira (1), quando foi de 54%. A média no Estado também caiu e ficou em 53%, ante os 56% de sexta-feira. Segunda as autoridades de saúde, a taxa ideal para conter a propagação do vírus é de pelo menos 70%.

Os dados foram divulgados neste domingo (3) pelo governo do estado de São Paulo. A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

Histórico de Sorocaba

As informaçoes referentes ao isolamento social no estado de São Paulo começaram a ser aferidas em 05 de março, uma semana depois do primeiro caso de coronavírus ser registrado no Brasil. Nessa data, o isolamento social em Sorocaba foi de 31%.

Os dados mostram que o menor índice foi alcançado em 12 de maerço, quando chegou a 28%. Já os melhores resultados para a cidade foram tegistrados em três datas: 12, 19 e 26 de abril. Nesses dias, o índice de isolamento foi de 57%.

Região

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes. Os dados foram divulgados também para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Votorantim registrou 53% de isolamento social. Outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba também aparecem no estudo feito pelo governo. A lista inclui Itu (51%), Ibiúna (60%), São Roque (56%), Itapetininga (53%) e Salto (53%). (Marcel Scinocca, com informações do governo do estado de São Paulo)