Buscar no Cruzeiro

Buscar

Isolamento em Sorocaba reduz para 46%

19 de Abril de 2020 às 00:01

Isolamento em Sorocaba reduz para 46% Cada vez menos sorocabanos estão ficando em casa; índice na terça-feira era de 49%. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/4/2020)

Os novos dados divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de São Paulo mostraram que o índice de isolamento social caiu pela terceira vez consecutiva em Sorocaba. Na sexta-feira, véspera de feriado prolongado, 46% dos sorocabanos se manteve em casa. Desde a terça-feira, quando era de 49%, o índice do isolamento social recua um ponto por dia na cidade.

O Governo do Estado estimou em 70% o índice ideal para retardar a propagação do novo coronavírus, de modo a evitar o colapso do sistema de saúde. Os dados divulgados sempre se referem ao dia anterior.

No Estado, 49% da população esteve em isolamento social na sexta-feira. O índice foi o mesmo registrado na véspera, e indicou uma leve oscilação em relação ao começo da semana. O índice máximo já registrado foi de 59%, alcançado nos últimos três fins de semana. Com 928 mortes confirmadas, São Paulo teve a quarentena ampliada ao menos até 10 de maio.

Nesta semana, o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, havia dito que este índice, 49%, era o “sinal amarelo”, embora venha ressaltando que nenhum país democrático atingiu índices desse nível sem adotar fechamento total da economia, o chamado lockdown.

O índice é feito a partir de informações das antenas de telefonia celular do Estado. As operadoras enviam as informações para o governo, que os divulga. “As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário”, informa o governo, em nota. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)