Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ipem verifica radares em Sorocaba e Araçoiaba da Serra

24 de Novembro de 2020 às 00:01

Ipem verifica radares em Sorocaba e Araçoiaba Verificação atesta exatidão das medições dos radares. Crédito ad foto: Divulgação / Ipem-SP

Técnicos da regional Sorocaba do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão delegado do Inmetro, realizaram no domingo (22) e nesta segunda-feira (23) a verificação metrológica do radar localizado na avenida Dom Aguirre, em Sorocaba, e de 11 equipamentos medidores de velocidades estáticos (popularmente conhecidos como radares móveis) das polícias estadual e federal em Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Conforme a portaria Inmetro 544/2014, a verificação metrológica dos equipamentos deve ocorrer uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. O procedimento leva de 20 minutos até uma hora, e envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP. (Da Redação, com informações do Ipem-SP)