Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ipem-SP verifica taxímetros no fabricante, em Cerquilho

27 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Ipem-SP verifica taxímetros no fabricante, em Cerquilho Fiscal submete os taxímetros a ensaios de determinação de erros de medição. Crédito da foto: Divulgação / Ipem-SP

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do governo paulista, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou na quinta-feira (25), a verificação inicial de 30 taxímetros fabricadas pela UEL, em Cerquilho, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS)

Na fábrica, a equipe do Ipem-SP realiza o Exame de Conformidade de Modelo Aprovado. Na ocasião, é feita a verificação da conformidade do instrumento às características de construção descritas na portaria de aprovação de modelo baixada pelo Inmetro, e específica para o modelo inspecionado.

Na sequência são realizados os Ensaios de Medição. O taxímetro é submetido aos ensaios de determinação de erros de medição, utilizando-se para isso padrões rastreados ao Inmetro. O serviço é realizado conforme determina a portaria Inmetro 201/2002.

Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, o Ipem-SP realiza diariamente operações de fiscalizações em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: [email protected]. (Da Redação, com informações do Ipem-SP)