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Interrupções de energia geram reclamações no Jd. Novo Eldorado

07 de Julho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Interrupções de energia geram reclamações no Jd. Novo Eldorado Munícipes que residem nas ruas Miguel Sayeg e João Tibúrcio dos Santos, no Jardim Novo Eldorado, afirmam ter o home office prejudicado pelas oscilações da rede elétrica; problema também se repete no Caputera. Crédito da foto: Fábio Rogério (6/7/2020)

Moradores do Jardim Novo Eldorado reclamam das interrupções no serviço de fornecimento de energia elétrica no bairro. Segundo eles, em um único dia da semana passada, houve sete quedas de energia. A situação, conforme relatam, se repete principalmente quando chove ou venta bastante.

A moradora Silvia Aparecida Dyna Macedo afirma que na terça e na quarta-feira da semana passada, por conta da chuva e dos ventos, o fornecimento de eletricidade foi suspenso várias vezes. Ainda segundo ela, os moradores já chegaram a ficar até 16 horas seguidas sem o serviço. O problema estaria ocorrendo há pelo menos cinco anos, com certa frequência.

Ela mora na rua Miguel Sayeg e afirma que a pandemia do novo coronavírus tem feito com que muitos moradores do bairro estejam trabalhando em suas casas. Por isso, necessitam da energia elétrica para usar computadores e acessar a internet. “Quando ocorre a queda ou as interrupções a gente não consegue nem trabalhar”, destaca.

Outra moradora, Vanessa Gonçalves Braga, que reside na rua João Tibúrcio dos Santos, afirma que os moradores possuem diversos protocolos de reclamações registradas na central de atendimento da CPFL Piratininga, mas o problema seria solucionado somente quando ocorre a queda total da energia elétrica. “Há dias que oscila bastante, mas não chega a ficar totalmente sem energia. E aí nem adianta reclamar porque a CPFL só envia algum funcionário ao local se o bairro estiver totalmente sem o fornecimento”, aponta.

Vanessa também está em home office e quando fica sem energia, tem o rendimento do trabalho prejudicado. “A gente trabalha no computador e acaba perdendo algumas informações, porque de repente ocorre uma queda ou oscilação. Além disso, alguns até já perderam aparelhos eletrônicos como televisão e geladeira por conta do problema”, diz.

Os moradores alegam ainda que problemas semelhantes também afetam os moradores de outro bairro próximo, o Caputera.

CPFL responde

Questionada, a CPFL Piratininga informou que as interrupções no fornecimento de energia registrados nos bairros Jardim Novo Eldorado e Caputera foram em decorrência das chuvas, acompanhadas de vento e descargas atmosféricas que atingiram a região. “Em todos os casos, as equipes foram até o local e restabeleceram a energia para todos os clientes da forma mais rápida possível”, assegurou a empresa.

A CPFL Piratininga reforça que “investe continuamente na melhoria e na expansão do sistema de energia elétrica para os seus clientes”, tendo investido, no primeiro trimestre de 2020, R$ 4,5 milhões em Sorocaba. “Como resultado, os bairros Nova Eldorado e Caputera têm indicadores de interrupção de energia da Aneel (DEC e FEC) muito abaixo da média do País”,afirma.

Segundo a empresa, em 2019, o DEC, que indica o número de horas em média que um consumidor fica sem energia durante o ano, registrou um índice de 5,45 horas, enquanto a média nacional foi de 12,77 horas. De janeiro a maio de 2020, o índice acumulado está em 1,47 horas.

“Já no indicador FEC, que indica quantas vezes, em média, houve interrupção por unidade consumidora, no conjunto Votorantim 1, que atende aos bairros Nova Eldorado e Caputera, o índice anual foi de 3,64 no ano passado, e no restante do país foi de 6,63. De janeiro a maio de 2020 este índice acumulado está em 0,86”, destaca a CPFL. (Ana Cláudia Martins)