Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internet exibe as celebrações pascais

02 de Abril de 2021 às 00:01

Internet exibe as celebrações pascais O arcebispo metropolitano Dom Julio Endi Akamine: tudo on-line. Crédito da foto: Pedro Henrique Negrão / Arquivo JCS (17/2/2021)

Em meio à pandemia do coronavírus, mais uma vez os eventos tradicionais do calendário pascal da região de Sorocaba precisaram ser adiados. Pelo segundo ano consecutivo, apresentações históricas de templos religiosos, como encenações da Paixão de Cristo, Auto de Páscoa e até o centenário Estouro de Judas, em Itu, foram cancelados.

Com as medidas de combate à Covid-19, como o distanciamento social, os templos religiosos também precisaram fechar as portas. A solução encontrada pelos grupos para dar continuidade às celebrações foi recorrer à internet. Desde então, as missas e cultos passaram a ser realizados sem a presença dos fiéis, mas transmitidas ao vivo, via streaming. Nesta Páscoa não será diferente. Adaptados ao formato virtual, igrejas e templos religiosos de Sorocaba preparam uma programação on-line para celebrar a Páscoa.

Programação

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, no Centro, vai transmitir todas as celebrações da Semana Santa pelas redes sociais. O arcebispo metropolitano Dom Julio Endi Akamine, com a participação do padre Tadeu Rocha Moraes, celebra hoje (2), às 10h, o Sermão das Sete Palavras. Amanhã (3), às 19h30 será transmitida a Celebração da Vigília Pascal. E no domingo, às 10h, é a vez da Missa de Páscoa.

Com a encenação da Paixão de Cristo adiada, a Paróquia São Francisco de Assis, localizada na Vila Assis, realizará as celebrações ao vivo, com transmissão pela sua página do Facebook e pelo canal da paróquia no Youtube. Hoje (2), às 15h, haverá a Celebração da Paixão do Senhor. Amanhã, às 19h30, acontece a Missa da Vigília Pascal. E, no domingo, às 10h, a Missa da Páscoa da Ressurreição.

Na Paróquia São José Operário, na Vila Progresso, as celebrações serão transmitidas pelos canais do Youtube do pároco Padre Wagner Lopes Ruivo e do Santuário Santa Filomena. Hoje (2), haverá duas celebrações, sendo a Celebração da Paixão do Senhor às 15h e As Sete Palavras de Jesus na Cruz às 19h30. Amanhã (3), a Vigília Pascal será transmitida às 18h. E no domingo, a Missa de Páscoa será realizada às 18h.

No Santuário São Judas Tadeu, localizado no bairro Central Parque, as missas celebradas pelo Padre Flávio Jorge Miguel Jr. serão exibidas ao vivo aos fiéis pela página do Facebook e pelo site do santuário (www.saojudastadeu.org.br). Hoje, às 14h, ocorre o Sermão das Sete Palavras de Jesus e, em seguida, às 15h, haverá o terço da Divina Misericórdia. Amanhã, às 19h, haverá a missa da Vigília Pascal. E no domingo, a missa de Páscoa ocorre em três horários: às 8h, às 10h e às 19h.

Na Paróquia Santa Rosália, as celebrações realizadas pelo Padre Carlos Alexandre da Silva serão transmitidas ao vivo pela página do Facebook e pelo canal do Youtube da paróquia. Hoje (2), às 15h, será realizada a Celebração da Paixão do Senhor. Amanhã (3), às 19h30, acontece a Vigília Pascal. E no domingo, a missa de Páscoa será às 10h30.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no Campolim, também transmitirá as missas celebradas pelo Padre Wilson Roberto pelas redes sociais, incluindo o canal do Youtube e a página do Facebook. Hoje (2), às 18h, acontece a Celebração da Paixão do Senhor. Amanhã (3), é a vez da Missa da Vigília Pascal, às 18h. E no domingo (4), a missa da Páscoa da Ressurreição será celebrada às 9h30.

A Igreja Presbiteriana Calvário, na Vila Jardini, também terá cultos virtuais durante o feriado prolongado. Todos eles serão transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube IP Calvário. Hoje (2), às 10h, acontece a celebração As Sete Palavras da Cruz. Amanhã, às 19h, ocorre o culto Atos de Páscoa. E, no domingo, às 19h, o culto da Ressurreição com Santa Ceia. (Da Redação)