Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internações por Covid voltam aos níveis de agosto

18 de Dezembro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Internações por Covid voltam aos níveis de agosto A rede pública de saúde tinha cinco vagas de UTI disponíveis: duas na Santa Casa e três no CHS. Crédito da foto: Divulgação

O número de pessoas internadas em Sorocaba com confirmação ou com suspeita de Covid-19 ontem (17) era o maior dos últimos 116 dias. As informações estão em um levantamento realizado pelo jornal Cruzeiro do Sul com base em dados da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES).

De acordo com a SES, ontem havia 142 pessoas em leitos de UTI e de enfermaria nas unidades públicas e privadas da cidade. No dia anterior, quarta-feira (16), o número de pacientes internados era de 131. Número maior que esse foi registrado na cidade apenas em 23 de agasto, quando a cidade tinha 151 pessoas internadas.

O maior aumento ocorreu com os pacientes que ocupam as enfermaria, cujo total subiu de 61 para 69 em 24 horas. Entretanto, houve também crescimento relacionado aos pacientes de UTI, passando de 70 para 73. Esse índice também é o maior deste agosto. Vale lembrar que o pico de registros de pacientes internados na cidade ocorreu em julho, com recorde de 223 internações.

Ocupação por unidade

Cinco leitos de UTI da rede pública estavam disponíveis ontem (17). Na quarta (16), eram apenas dois. Ainda assim, o Novo Regional Adib Jatene tinha 100% de ocupação em seus 10 leitos. Já o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) passou dos 90% de ocupação para 85% -- de 18 pacientes para 17. A Santa Casa, que tinha ocupação máxima, foi a 95%, com dois leitos vagos.

No caso dos leitos públicos de enfermaria, a Santa Casa manteve a ocupação de 100% em seus 21 leitos. No CHS, sete dos oito leitos estavam ocupados. No Adib, três dos cinco leitos tinham pacientes. Ainda da rede pública, o Santa Lucinda, com apenas três dias de funcionamento, já apresenta taxa de ocupação de 45%. Ou seja, dos 20 leitos, nove já estavam com pacientes.

Embora tenha ocorrido uma leve redução do número de pacientes internados em UTI na rede pública, o aumento maior ocorreu em internações de UTI da rede privada. Era 42 pacientes na quarta-feira, e ontem, o número foi a 44.

Outros dados

Ontem (17) a Secretaria da Saúde (SES) registrou 23.682 recuperados da Covid-19. Já os casos confirmados da doença passaram de 24.308 para 24.522 na cidade, com 214 novos registros. Da data, o total de pessoas em recuperação era de 243. A cidade também passou de 995 para 1.082 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 67.890.

Houve dois novos óbitos com confirmação da doença, e o total de mortes pela pandemia aumentou para 530. As novas vítimas são duas mulheres. A primeira tinha 56 anos e possuía distúrbio metabólico. Ela faleceu em um hospital privado de Sorocaba em 15 de dezembro. A segunda vítima tinha 84 anos, era cardiopata e diabética. Ela morreu em um hospital privado de Votorantim no dia 16 de dezembro. A cidade ainda tem um óbito em investigação. (Marcel Scinocca, com informações da Prefeitura de Sorocaba)