Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internações por Covid-19 voltam a níveis de agosto

17 de Janeiro de 2021 às 00:54
Marcel Scinocca [email protected]

Gráfico espelha a realidade da cidade sobre os casos registrados do novo coronavírus. Crédito da foto: Reprodução

O número de internações por Covid-19, referente a paciente de Sorocaba, voltou a níveis de agosto, cerca de 10 dias após o pico da pandemia na cidade. A situação foi registrada ontem 16) em três dos cinco índices de internações, acompanhados diariamente pelo Cruzeiro do Sul, com base no histórico de informações da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES).

Os números apontam que 161 pacientes estavam internados em unidades de saúde da cidade, da rede pública e privada. Esse número é o maior desde 2 de agosto, quando o número total de internações era de 192. O número de pessoas com a confirmação da Covid-19, ocupando leitos de UTI e de enfermaria era de 94. Também é o maior número desde 2 agosto, quando tinha 110 pessoas nesses condições.

Ontem, 82 pessoas estavam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), entre pacientes com suspeita e confirmação da doença. O número só não é maior que o registrado em 5 de agosto de 2020, quando tinha 88 pacientes ocupando esse tipo de leito. Vale ressaltar que os números se referem somente a pacientes de Sorocaba, já que as unidades de saúde do Estado (Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e Adib Jatene) e a rede privada (Evangélico, Samaritano e Unimed) atendem pessoas de outras cidades.

Esse aumento na ocupação de internações se refletiu na taxa de ocupação dos leitos dos hospitais da Sorocaba, em especial, quando se refere a UTI. A Santa Casa e a UPH Leste tinham 100% de ocupação nos 50 leitos disponíveis. Na rede estadual, das 40 vagas, apenas quatro estavam desocupadas. A situação era parecida na rede privada. Dos 56 leitos da cidade, só quatro estavam sem pacientes.

Outros dados

A SES registrou aumento nos recuperados da Covid-19 ontem, chegando ao total de 27.912. Foram 138 novos recuperados Já os casos confirmados com a doença passaram de 28.872 para 29.033, com a notificação de mais 161 casos. Do total de confirmados, 94 estavam internados (48 em UTI). O total de pessoas em recuperação era de 426.

A cidade também apresentou aumento do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardavam resultado: de 304 para 794. Entre todos os suspeitos, 67 estavam internados em hospitais da cidade, sendo 34 em UTI. O número de descartados, por resultados negativos da doença, aumentou para 75.852. Os óbitos com a confirmação da doença se mantiveram em 601. A cidade tem um óbito em investigação. (Marcel Scinocca, com informações da Secretaria de Saúde de Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos