Internações em UTI por covid-19 batem recorde em Sorocaba
Houve aumento na ocupação dos leitos por pacientes com confirmação da doença - foram seis novos pacientes com resultados positivos. Crédito da foto: Erick Pinheiro (15/7/2019)
O número de UTIs ocupadas por pessoas residentes em Sorocaba em função do novo coronavírus permanecia, até esta segunda-feira (15), o maior desde o início da pandemia, com 41 pacientes. A ocupação geral de leitos no final de semana, também referente a pacientes moradores da cidade -- contando as internações de casos confirmados e com quadros suspeitos -- também alcançou os maiores índices desde março, quando a Sorocaba passou a contar com as vagas exclusivas para tratar de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.
Os dados fazem parte de um levantamento do Cruzeiro do Sul, com dados oficiais da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) desde o início da pandemia, que inclui a implementação de novos leitos na cidade, clínicos e de UTI. Conforme esses dados, a ocupação dos leitos da cidade no sábado, dia 13, e no domingo, dia 14, bateu recorde, com 163 e 167 pacientes, respectivamente. Desse total, no sábado, 102 estavam com suspeita da doença e outros 61 tinhas casos confirmados. No domingo, eram 106 com suspeita e 61 estavam com casos confirmados.
O número caiu para 158 na segunda-feira. A redução se deu pela desocupação de dez leitos clínicos de pacientes com suspeita da doença. Por outra lado, houve aumento na ocupação dos leitos por pacientes com confirmação da doença. Foram seis novos pacientes com resultados positivos.
UTIs
No casos dos leitos específicos de UTI, eram 40 ocupados no sábado, 41 no domingo e também 41 na segunda. Se comparados os últimos 30 dias, houve aumento em pacientes usando UTI de 78%. Entretanto, se a comparação for para os últimos 60 dias, o aumento foi de 355% -- de nove, em 15 de abril, para os 41 de segunda-feira.
Ainda com relação à ocupação de UTI em Sorocaba, por pacientes residentes na cidade, nesta segunda eram 23 confirmados com o vírus e outros 18 com suspeita. Já no domingo, eram 17 confirmados e 24 com suspeita. Vale lembrar que essas ocupações são rotativas, podendo aumentar ou diminuir, e representam apenas um espelho das datas analisadas.
Taxa de ocupação
Com relação a todos os pacientes internados com suspeita ou confirmação da Covid-19 na cidade -- não somente moradores de Sorocaba -- nesta segunda o novo Hospital Regional Adib Jatene tinha ocupação de 67% nos leitos clínicos, com cinco leitos disponíveis de um total de 15. Na UTI, das 30 vagas, apenas duas estavam disponíveis, com ocupação de 93,33%.
No Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), dos oito leitos clínicos, seis estavam ocupados. A taxa de ocupação era de 75%. Na UTI, a taxa de ocupação era de 90,90%, com uma das 11 vagas disponíveis.
O hospital de campanha tinha ocupação de 60%, com 24 leitos ocupados dos 40 disponíveis. O local também possui dois leitos de estabilização e estava com um deles ocupado.
Por fim, dos leitos públicos, a Santa Casa tinha ocupação de 70% dos 20 ofertados. Ou seja, seis livres. No caso de UTI, a unidade de saúde tinha apenas uma disponível, das 30 possíveis.
Questionada sobre a possibilidade de abertura de novos leitos em Sorocaba, a SES informou que hospital de campanha “Douglas Barbosa de Medeiros” conta com estrutura para 84 leitos intermediários. “O local começou a atender no dia 25 de maio com a ativação de 22 leitos, sendo 20 clínicos e dois de estabilização. Já no dia 11 de junho, a Prefeitura ampliou para 40”, disse a Pasta em nota.
A municipalidade ainda afirmou que a ampliação de mais leitos será feita gradualmente, conforme a demanda da cidade. “Neste momento, os leitos ativos estão sendo suficientes para atender os pacientes leves com a Covid-19”, avalia.
A ocupação dos leitos em Sorocaba, considerando os moradores do município, foi de 163 internados no sábado, 167 no domingo e 158 ontem. Crédito da foto: AFP / Miguel Schincariol
No total, contando os leitos públicos e privados da cidade -- e incluindo os do Estado, que atendem ao menos 48 cidades -- Sorocaba possui 121 vagas para pacientes com Covid-19, sendo que 91 estavam ocupados. A taxa de ocupação era de 75%.
Particulares
A taxa de ocupação de leitos particulares em Sorocaba também bateu recorde nesta segunda, com mais de 60%. A maior taxa de ocupação estava no hospital Unimed. Das 24 vagas de leitos clínicos, 87,5% estavam sendo usadas. Restavam, portanto, três vagas. No caso de leitos de UTIs, 93,5% de 15 vagas estavam ocupadas. Com isso restava uma vaga.
O Samaritano tinha a segunda maior taxa de ocupação, com 50% no clínico. Das 26 vagas, 13 estavam ocupadas. No caso dos leitos de UTI, duas das dez vagas estavam livres, com taxa de 80%.
Por fim, o hospital Evangélico tinha apenas uma vaga ocupada nos leitos clínicos, restando 14. No caso das UTIs, o hospital tinha 12 vagas disponíveis de um total de 15. (Marcel Scinocca)
Galeria
Confira a galeria de fotos