Buscar no Cruzeiro

Buscar

Intercâmbio do Rotary contempla 25 jovens

15 de Novembro de 2018 às 07:35
Ana Claudia Martins [email protected]

A coordenadora do programa de intercâmbio do Rotary, Solange Giannini, e a rotariana Delma Dias. Crédito da foto: Fábio Rogério.

O Programa de Intercâmbio dos Jovens do Rotary Club, Ong internacional com cerca de 1,2 milhão de rotarianos distribuídos em mais de 200 regiões do mundo, divulgou ontem os nomes dos 25 estudantes da região do Rotary Distrito 4620 que vão fazer intercâmbio do Rotary 2019/2020. No âmbito do distrito do Rotary 4620 de Sorocaba, o programa opera há 30 anos e soma a participação de mais de 200 jovens que viajaram para diferentes partes do mundo, com bolsas de estudo. A região do distrito 4620 conta com 50 Rotary Clubs instalados em diversas cidades.

O programa completou, em 2018 um marco importante, configurado pelos 10 anos completados da bolsa de estudo integral. Esse benefício é destinado a jovens de classe média que tenham potencial de liderança acentuado, trabalhos voluntários e sintonia com a identidade do Rotary.

Segundo a coordenadora do programa de intercâmbio do Rotary, Solange Giannini, e da rotariana Delma Dias, as próximas etapas do programa são a entrega do termo de compromisso, cópia do passaporte, entre outros, até o dia 18 de janeiro. No dia 9 de fevereiro, em uma cerimônia, será realizada a escolha do destino dos 25 jovens que irão fazer intercâmbio por meio do programa do Rotary Club.

O Rotary oferece três tipos de intercâmbio, sendo um de longa duração (um ano) para jovens nascidos em 2003 e 2004; o de curta duração (três a seis semanas) cujas inscrições estão abertas, e o programa Novas Gerações. Para participar é necessário que o estudante seja matriculado e que esteja cursando o ensino médio, ser apresentado por um Rotary Club patrocinador, e seja morador da região que engloba o distrito, e qualquer estudante que seja filho de rotariano ou não.

O processo de seleção dos jovens tem várias etapas, como: entrevistas com os estudantes e com a família, avaliação em inglês, dinâmica de grupo, redação, avaliação do histórico escolar (média do desempenho escolar dos últimos três anos), entre outros. Já o perfil do jovem intercambista leva em consideração as seguintes características: comprometimento, estrutura familiar, pró-atividade, liderança, desenvoltura, sociabilidade, flexibilidade, conhecimentos gerais, nível de conhecimento cultural, conhecimento sobre o Rotary International, entre outros.

Confira os nomes dos selecionados e que vão embarcar em agosto do ano que vem: Ana Lara Delázari, Guilherme Alexandre Calado R. Tonelli, Giulia Cintra Fernandes Gianpietro, Lucas Florio, Isabela Lera de Campos, Rafael Lourenço Ribeiro Francisco, Giovana Biasoto de Mattos Santiago, Lucas Marcel Aparecido C. Pilati, Natália Silva Raffanini, Lauren Maria Pedroso Cardia, Guilherme Filártiga Pereira da Silva, Mariane Antunes de Camargo, Ruan Lopes Bertanha, Gustavo Mendes Fernandes, Marcos Alves Brenga Filho, Taine Moreira Contrera, Luy Consalter de Almeida, Ana Carolina Oliveira da Silva, Felipe Augusto C. Rydval Tonelli, Gabriela Vieira de Camargo, Gustavo Borba Silva, Carlos Eduardo Souza de Jesus, Maria Julia Leandro Leal Rocha, Giovana Paola Baddini de P. Ribeiro e Camille Miho do A. Utsunomyla.