Buscar no Cruzeiro

Buscar

Integrabike tem 23 bicicletas furtadas ou destruídas em um único mês

01 de Abril de 2019 às 18:16

Uma bicicleta da estação do Centro foi encontrada destruída em uma caçamba de lixo. Crédito da Foto: Divulgação

As bicicletas do Integrabike, projeto da Prefeitura de Sorocaba administrado pela Urbes - Trânsito e Transportes, têm sido alvo frequente de vandalismo em Sorocaba. Somente no mês de março, 23 bicicletas foram destruídas ou furtadas. As ocorrências são em sua maioria durante a madrugada. O caso mais recente aconteceu na última sexta-feira (29), em duas estações.

[irp posts="66688" ]

 

Uma bicicleta da estação do Centro foi encontrada destruída em uma caçamba de lixo na rua Rodrigues Pacheco. A outra ocorrência foi no Ipiranga, onde quatro bikes foram danificadas e encontradas jogadas em um matagal próximo ao local. Para os dois casos foram registrados boletim de ocorrência.

A cidade tem 25 estações com 12 ou oito bicicletas disponíveis ao público em cada uma delas. Ao todo, 90 mil pessoas estão cadastradas no sistema que possibilita a utilização do modal de graça e são realizadas em média 330 viagens diárias.

O contrato com a empresa que opera o sistema garante a reforma e reposição destas bicicletas. Porém, o serviço fica prejudicado. “Estas reformas e reposição acabam levando um determinado tempo então, o serviço sempre é prejudicado. Precisa de conscientização da população para que preserve este bem público que ajuda muitas pessoas diariamente”, ressalta o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.

A Guarda Civil Municipal trabalha para intensificar as vistorias nas estações, mas é preciso que a população ajude com denúncias de qualquer ação suspeita por meio do 153. (Da Redação)