Buscar no Cruzeiro

Buscar

Instituto propõe Museu Aeronáutico em Sorocaba

24 de Outubro de 2018 às 07:00
Marcel Scinocca [email protected]

O Instituto São Paulo Foch, o mesmo que projeta transformar em museu o navio porta-aviões São Paulo, ancorado na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, quer criar o Museu Aeronáutico de Sorocaba. O instituto já apresentou uma prévia do projeto à Prefeitura e espera apresentar a iniciativa durante uma audiência pública que acontecerá nesta quarta-feira (24), cujo tema será os projetos para a recuperação do Aeroclube de Sorocaba.

Conforme o presidente do Instituto, Emerson Miura, preservar a história e memória aeronáutica é o objetivo principal do museu, por isso, o projeto em Sorocaba, que tem um aeroclube com um acervo histórico a partir da década de 1940. “Surgiu a ideia de criar um museu na própria cidade e usando a estrutura da cidade”, diz.

Ainda segundo ele, a ideia com o museu é trabalhar a parte social, levando pessoas, em especial jovens, interessados em cursos aeronáuticos. O museu seria uma extensão do aeroclube. “Dá para fazer cursos gratuitos para a crianças dentro do museu, para que elas possam saber o que é aerodinâmica, aviação, história da aviação”, acrescenta.

Já foi apresentado um memorial para a Prefeitura de Sorocaba. Em resposta, o prefeito José Crespo (DEM) diz que a ideia é auspiciosa e que tem esperança de que ela possa acontecer, mas que o Instituto deve procurá-lo novamente em 2019. O Instituto procurou o Aeroclube, mas ainda não houve resposta.

Conforme Miura, primeiro é preciso resgatar as aeronaves e depois conseguir o espaço para o museu, que pode ser área pública ou no próprio aeroclube. “Uma vez que se monta o museu, a gente vai levar também desenvolvimento para a região”, diz. O Instituto Foch é composto por seis membros, incluindo pessoas da aviação e de uma museóloga.

Audiência pública

A audiência pública sobre a recuperação do Aeroclube de Sorocaba ocorrerá a partir das 14h no Centro de Referência da Educação, no Jardim Saira. Essa proposta, segundo a Prefeitura, tem em vista o reconhecimento e a importância da instituição para a história e a economia da cidade. A apresentação será feita pelo engenheiro Telmo Pereira Cardoso, diretor de área da Secretaria de Planejamento de Projetos e ex-presidente do Aeroclube de Sorocaba.