Buscar no Cruzeiro

Buscar

Instituto Gold inaugura o sexto abrigo institucional

06 de Setembro de 2020 às 00:01

Instituto Gold inaugura o sexto abrigo institucional Unidade atenderá 20 crianças e adolescentes com idade entre 0 e 18 anos em situação de medida protetiva. Crédito da foto: Divulgação / Renata Ferraz

O Instituto Gold -- Geração de Ouro inaugurou na noite da última quarta-feira (2) a sexta unidade de abrigo institucional em Sorocaba, em uma parceria com a Secretaria de Cidadania (Secid) da Prefeitura de Sorocaba, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A unidade recebeu o nome Raiz de Davi e irá atender 20 crianças e adolescentes com idade entre 0 e 18 anos em situação de medida protetiva.

O objetivo da unidade é acolher e garantir proteção integral a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade afastados do convívio familiar, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, por meio de serviços que garantam o acolhimento e condições de moradia, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade. A entidade foi selecionada através de um edital para executar esse serviço em parceria com a Secid e o termo de colaboração prevê o repasse mensal de R$ 60 mil para a entidade.

A diretora-geral Renata Ferraz comenta que o acolhimento em abrigo institucional é semelhante a uma residência e objetiva o cuidado integral do atendido, possibilitando a convivência comunitária, o acesso à rede socioassistencial, ao sistema de garantia de direitos e às demais políticas públicas setoriais. As ações propostas buscam restabelecer vínculos familiares e sociais, compreendendo ações de moradia, saúde, educação, profissionalização, escolarização, acompanhamento para inserção no mercado de trabalho, atividades de esportes, lazer e cultura, e o fortalecimento do vínculo familiar visando o retorno à família de origem ou, em casos específicos, a colocação em família substituta.

O Instituto Gold é uma organização da sociedade civil de caráter filantrópico aberta em outubro de 2010, no Jardim Novo Mundo, criando novas oportunidades para crianças, adolescentes, jovens e adultos através do esporte, aconselhamento e assistência social, visando o desenvolvimento integral de 130 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e pobreza extrema, de forma a reduzir as desigualdades.

Live

Na segunda-feira (7), a TV COM Sorocaba, canal 8 da Net, realizará uma live com a cantora gospel Taís Jamili em prol do Instituto Gold -- Geração de Ouro. Haverá transmissão, também, pelas redes sociais da TV, do instituto e da cantora. A apresentação será da jornalista Karen Parada. Tais Jamili Silva Paula é cantora gospel e compositora, e recentemente foi única brasileira presente em um vídeo viral, interpretando a música Amazing Grace, ao lado de representantes de outros 49 países afetados pela Covid-19. (Felipe Shikama)