Buscar no Cruzeiro

Buscar

Instalação de totem religioso gera polêmica em Votorantim

23 de Abril de 2019 às 14:01

O totem foi instalado com a presença de um grupo de religiosos. Foto: Reprodução / Facebook

A instalação de um totem com a frase "Votorantim é do Senhor Jesus Cristo" na entrada de Votorantim tem causado polêmica nas mídias sociais. A placa, similar ao totem de Sorocaba, foi inaugurada no último domingo (21), no canteiro da avenida 31 de Março.

A colocação do totem ocorreu por iniciativa do presidente da Câmara de Votorantim, vereador Pastor Lilo (MDB). A placa foi autorizada pela Prefeitura de Votorantim.

O vereador foi procurado por telefone para comentar o caso. Ele não atendeu o Cruzeiro do Sul pois estava participando da sessão na Câmara de Votorantim, durante a manhã desta terça-feira (23), e deve passar as informações por e-mail. No site do Legislativo, é possível encontrar uma indicação do parlamentar de 2017, pela qual já sugeria à Prefeitura a instalação do totem religioso na entrada da cidade.

https://www.facebook.com/lilo.camargo.3/posts/1621653761311366

Nas mídias sociais, alguns internautas questionaram a atitude do vereador. "Votorantim ta a própria caçamba de lixo mas com essa placa, vai tudo melhorar (sic)", ironizou um internauta em uma das publicações. "Precisa senhor Lilo trazer empresa pra essa cidade... e não ficar colocando placa... isso é falta de o que fazer na Câmara Municipal", comentou outro morador.

A instalação foi acompanhada por um grupo de religiosos. O estudante Murilo Piatti, que participou do evento, diz que entende as críticas, mas defende a liberdade de expressão. "Existem outras placas de outras denominações instaladas também, existem eventos religiosos... essa é só uma placa para o público evangélico e cristão", comenta.

[irp posts="73443" ]

 

Por meio de nota, a Prefeitura de Votorantim informou ter autorizado a instalação do totem "em respeito à comunidade evangélica".  O pedido de autorização partiu do presidente da Câmara, vereador Pastor Lilo. Segundo o governo municipal, a confecção do totem e sua instalação foram promovidas pelo próprio grupo evangélico.

Ainda conforme a Prefeitura de Votorantim, o local escolhido para colocação do totem teve acompanhamento do Departamento de Trânsito da Prefeitura para que a questão de mobilidade urbana não fosse prejudicada. "Além disso, o governo municipal reforça que o Estado é laico e que respeita os marcos religiosos que representam todas as crenças", finaliza o texto.

Polêmica já existe em Sorocaba

O totem inaugurado em Votorantim tem as mesmas características da placa existente na entrada de Sorocaba, que há anos é envolta em polêmicas. O objeto foi alvo de diversos atos de vandalismo e o último deles foi registrado em janeiro, quando abaixo da frase principal foi pichado “até 18h”.

O totem de Sorocaba foi pichado em janeiro. Foto: Erick Pinheiro (14/01/2019)

Em 2016, o Ministério Público chegou a fazer um pedido à Justiça, por meio de Ação Civil Pública, para que o totem fosse retirado. A alegação do MP era de que a frase escrita violava os princípios constitucionais da liberdade de crença e do Estado laico.

À época, a ação até recebeu decisão favorável do juiz José Eduardo Marcondes Machado, mas, em segunda instância, o município conseguiu revertê-la. O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Oscild de Lima Júnior entendeu não haver ofensa à liberdade religiosa ou laicidade do Estado. (da Redação)