Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inscrições para o 2º Fórum Regional de Mudanças Climáticas vão até domingo

10 de Dezembro de 2020 às 10:35

Representantes de 20 municípios da Região de Sorocaba se reúnem para discutir as mudanças climáticas O encontro vai dar continuidade aos debates iniciados no primeiro fórum. Crédito da foto: Divulgação / Secom

As inscrições para o 2º Fórum Regional de Mudanças Climáticas vão até domingo (13). O evento acontece na próxima quarta-feira (16), a partir das 18h, na plataforma Zoom. O número de vagas é limitado. Os interessados devem fazer a inscrição pelo site da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema).

O evento é promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema e Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), com apoio da Centro Universitário Facens.

O encontro tem como objetivo dar continuidade aos debates iniciados no primeiro fórum, realizado em novembro de 2019, e abordar as prioridades para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), no contexto das Mudanças Climáticas e, em especial, no que se refere às medidas de adaptação.

Com isso pretende-se identificar oportunidades de atuação de diferentes segmentos da sociedade para os próximos anos, orientando especialmente o desenvolvimento de políticas públicas para definição de uma agenda comum para toda a região.

A ideia é reunir secretários municipais de meio ambiente, planejamento, mobilidade, saneamento, desenvolvimento econômico e agricultura, além de universidades, indústrias, comércio, agropecuária, construtoras e sociedade civil organizada para proporem ações para o desenvolvimento sustentável da RMS, sendo fundamental para isso a adaptação às mudanças climáticas.

De acordo com a Sema, o link para ter acesso ao fórum será enviado por e-mail a todos os inscritos após o encerramento das inscrições. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Programação

Após abertura oficial, às 18h20, o público terá a oportunidade de conferir o prof. Dr. André Cordeiro Alves dos Santos, coordenador da Câmara Técnica de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos (CT-PLAGRHI) do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, falar sobre “Disponibilidade hídrica e a gestão regional dos recursos hídricos”.

Às 18h35, a diretora técnica de Saúde I da Sucen – Regional de Sorocaba, Sueli Yasumaro Dias, vai tratar do tema “Parâmetros epidemiológicos na Região Metropolitana de Sorocaba”.

Já às 18h50, será a vez do 1º Tenente PM Matheus Gonçalves Roncatto, diretor adjunto do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo, falar sobre “Riscos e vulnerabilidades regionais sob a perspectiva da Defesa Civil”.

Em seguida, às 19h05, a Secretaria do Meio Ambiente e o Iclei América do Sul vão lançar o 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a Análise de Risco Climático de Sorocaba, realizada com apoio do projeto Urban LEDS II, que foram concluídos pela Prefeitura de Sorocaba neste ano de 2020 e subsidiarão a elaboração do Plano Local de Ação Climática. Para encerrar o fórum, às 19h20, será aberto um espaço para o debate. (Da Redação com informações da Prefeitura de Sorocaba)