Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inscrições para creches terminam nesta sexta-feira (15)

14 de Janeiro de 2021 às 00:46
Marcel Scinocca [email protected]

Márcio Bortolli Carrara é secretário de Educação de Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação

Os pais e responsáveis por crianças que ainda não efetivaram as inscrições em vagas de creches em Sorocaba poderão fazê-lo até amanhã (15) na Casa do Cidadão do Paço Municipal. A unidade estará aberta também para essa atividade. A informação foi dada ontem (13), durante visita ao jornal Cruzeiro do Sul, pelo secretário de Educação de Sorocaba, Márcio Bortolli Carrara.

“Até amanhã, vamos disponibilizar a Casa do Cidadão do Paço um funcionário da Secretaria de Educação, atendendo e dando suporte para os pais que tem dificuldade com tecnologia”, diz. O titular da pasta não descarta a possibilidade de mudar a linguagem usada no sistema. “Tudo isso a gente tem que pensar”, comenta.

Inscrições indeferidas

Durante a visita, ele também comentou sobre o número de inscrições indeferidas pela Secretaria de Educação. De acordo com o titular da pasta, dos 350 indeferimentos noticiados pelo Cruzeiro do Sul, ainda ontem (13), 330 já foram regularizados. Sendo 295 desses processos até a manhã de ontem e mais 35 foram no período da tarde.

“Quando (o resultado) dá reprovado, o pai ou responsável recebe o pedido da Secretaria para refazer o processo de inscrição novamente, o qual diz o que faltou e ainda oferece suporte pelo WhatsApp e por um telefone fixo”, comenta. Carrara garantiu que os indeferimentos serão zerados. ”Eles têm picos, aumentam e diminuem, mas o compromisso é zerar esses indeferimentos.”

O processo de inscrição on-line mostra sete opções para o interessado, sendo: criança com deficiência (opção 1), pai ou irmãos com deficiência (opção 2), vulnerabilidade social (opção 3), filhos de servidores municipais (opção 4), mãe ou pai menor de 18 anos (opção 5), responsável trabalhador (opção 6) e lista geral (opção 7). As opções são classificatórias.

“Não significa que as pessoas ou qualquer cidadão sejam recusados na hora da inscrição. Todos têm esse direito”, comenta. A opção sete é para casos que não se enquadram nas opções anteriores. Nesse caso entram, por exemplo, situações em que os responsáveis não pode provar o trabalho ou a renda.

Ele lembrou que o sistema de inscrições on-line de Sorocaba dá transparência ao processo, é referência e já foi elogiado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e pelo Conselho Tutelar.

Segunda etapa

O secretário também comentou sobre a segunda etapa das inscrições. De acordo com ele, elas serão abertas entre 1º e 12 de fevereiro. Entretanto, há uma novidade. Essas inscrições poderão ser feitas em todas as sete unidades da Casa do Cidadão de Sorocaba, de forma presencial. “Essa seria a grande ação de fortalecimento. Com a pandemia, as Casas do Cidadão estiveram fechadas, mas elas foram reabertas”, afirma.

Ainda conforme o secretário, as inscrições, em situações mais pontuais, poderão ser feitas na própria Secretaria de Educação (Sedu), no Jardim Saira. De toda a forma, continuarão abertas no período as inscrições de forma digital. “Continuaremos com as inscrições on-line, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade física”, afirma.

Para mais informações, o secretário pede para que os responsáveis liguem para o plantão de dúvidas, no WhatsApp 3228-9516, no fixo, pelo telefone 3228-9513, ou usem o e-mail [email protected].

No Cruzeiro do Sul, Márcio Bortolli Carrara esteve acompanhado da secretária de Comunicação, Fernanda Burattini, e da servidora da Sedu, Amanda Regina Martins Dias. Eles foram recebidos pelo editor-chefe Guilherme Gomes Pinto. (Marcel Scinocca)