Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inmet alerta para baixas temperaturas nas regiões de Sorocaba e Itapetininga

29 de Julho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Inmet alerta para baixas temperaturas Aviso meteorológico aponta para declínio da temperatura e possibilidade de chuva nos próximos dias. Crédito da foto: Reprodução / Inmet

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a queda brusca de temperatura nas regiões de Sorocaba e de Itapetininga até às 19h desta quarta-feira (29). Segundo o Inmet, o aviso meteorológico para as duas regiões, além de outras no Estado, aponta para declínio da temperatura entre 3ºC e 5ºC desde as 17h de ontem.

A previsão aponta ainda que, após um período de seca, deve chover na região de Sorocaba a partir de hoje, o que contrasta com as altas temperaturas dos últimos dias.

Segundo o Climatempo, o inverno 2020, que termina às 10h31 do dia 22 de setembro, até o momento, apresenta característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população. “A secura do ar se torna um fator ainda mais preocupante neste inverno com a pandemia de coronavírus”, aponta.

Ainda conforme o Climatempo, durante o inverno 2020, as fortes correntes de ventos, entre 10 km e 15 km de altitude, que fazem o papel de “porteiras” para a entrada das massas de ar frio vindas da Antártica, vão ficar, em média, abaixo da posição climatológica normal para a estação. Isto vai dificultar a expansão do ar frio pelo interior do Brasil, deixando a temperatura mais alta em algumas regiões.

“Assim, a maior parte das massas polares que avançam até o Brasil atuam com força sobre os estados da região Sul, especialmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, chegando enfraquecidas ao Sudeste, o que explica as temperaturas mais elevadas neste inverno, sobretudo, no Estado de São Paulo”, diz.

Tempo seco

Há mais de 25 dias sem chuva, segundo o Inmet, uma frente fria está se aproximando da região e o tempo deve mudar a partir desta quarta na cidade, com algumas pancadas de chuva.

O Inmet destaca ainda que o último registro recente de chuva em Sorocaba aconteceu no dia 1º de julho, com leves pancadas. Conforme o Inmet, um bloqueio atmosférico impede a chegada da chuva em Sorocaba e região. Apesar da previsão apontar chuva fraca nos próximos dias na cidade, ela deve ajudar a melhorar o tempo seco. (Ana Cláudia Martins)