Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visitas à Toyota

26 de Julho de 2018 às 14:48

 

Crédito da foto: Divulgação / Toyota

A Toyota abrirá, em agosto, um programa de visitas gratuitas nas unidades de Sorocaba, Indaiatuba e São Bernardo do Campo. Ontem, a empresa recebeu jornalistas e 12 adolescentes da Pastoral do Menor na fábrica de Sorocaba, onde são produzidos os modelos Etios e o Yaris. Esteve presente o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang. As visitas de Sorocaba poderão ser de crianças em grupos escolares (a partir de 6 anos) e também adultos. Eles conhecerão os principais conceitos do Sistema Toyota de Produção, além dos aspectos ambientais adotados na empresa. Para participar, os interessados devem acessar o site da empresa a partir de 15 de agosto -- toyota.com.br -- e clicar em Mundo Toyota, onde será preenchido o formulário para agendar a visita, que é feita em grupos. A produção do novo modelo Yaris deve ampliar os atuais 2 mil funcionários da fábrica em Sorocaba para 3 mil a partir de novembro. Com isso, a expectativa é que a produção na unidade passe de 108 mil para 160 mil veículos por ano. A Toyota não permite fotos de sua linha de montagem.

Vereador licenciado

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) iniciou ontem o julgamento se autoriza ou não pedido de prisão do vereador licenciado Marinho Marte (DEM), que ocupou cargo de secretário municipal da Prefeitura de Sorocaba. O julgamento é feito em separado por três desembargadores. Eles se reúnem e elaboram o acórdão com a decisão final. Essa decisão, segundo a assessoria do TJ-SP, deverá demorar "alguns dias" dentro do ritmo normal de julgamento. Pesa sobre Marinho e um ex-assessor, Ilzo Pereira, a acusação de recebimento de "mensalinho" durante a campanha eleitoral de 2016, quando ele foi reeleito vereador. Porém, após a eleição, Marinho teria continuado a receber o "mensalinho". A acusação também inclui ameaça a testemunha. Na semana passada, a Procuradoria-Geral de Justiça ratificou o pedido de prisão do vereador.

Que se abra inquérito

A propósito do processo de Marinho Marte, em decisão de primeira instância em Sorocaba, a Justiça emitiu despacho que determina a abertura de inquérito policial para a apuração de supostos crimes de ameaça, coação no curso do processo, desobediência e ilícitos que a autoridade policial entender haver indícios.

Mães do Maylasky

Um grupo que representa as "mães do Maylasky" foi recebido na terça-feira pelo secretário de Educação do Estado de São Paulo, João Cury Neto. O encontro ocorreu na Capital. Acompanhadas de uma equipe da Secretaria de Educação de Sorocaba, incluindo o secretário Mário Bastos, elas levaram ao conhecimento de Cury Neto a intenção de transformar prédios do Complexo Ferroviário de Sorocaba em escola técnica. O grupo que representa mães de alunos da escola municipal Matheus Maylasky e que recolheu mais de 7 mil assinaturas por uma Etec no local afirma que o secretário estadual foi bastante receptivo com a ideia. Uma nova reunião com o Centro Paula Souza (CPS) deve ocorrer em breve para tratar do tema.

Repúdio

O Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher divulgou na terça-feira uma nota de repúdio contra a fala do vereador Hudson Pessini (MDB). Em um áudio que circula em redes sociais, ele usa termos de cunhos sexuais contra uma ex-servidora. A nota diz que o vereador "se utiliza de falas que claramente subjugam a mulher em sua condição sexual, evidenciando o machismo enraizado e o sexismo tão presentes nas relações de poder". "Diante da gravidade desta situação o CMDM, após reunião extraordinária realizada com a finalidade de avaliar esta denúncia, se manifesta claramente contra esta e quaisquer atitudes que visem desqualificar e discriminar toda e qualquer mulher", termina a nota.