Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visita e bênção

30 de Maio de 2019 às 23:53

Visita e bênção Crédito da foto: Fábio Rogério

O grupo Arautos de Pentecostes 2019, da Catedral Metropolitana de Sorocaba, visitou a redação do Cruzeiro do Sul, a rádio Cruzeiro FM 92,3 e a sede do Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (Cecap), na tarde desta quinta-feira (30). Os integrantes do Arautos fizeram uma celebração da Palavra que contou com a leitura de um trecho da Bíblia e uma explicação sobre a simbologia do Espírito Santo. A celebração foi acompanhada por alguns funcionários da Jornal e pelo membro do Conselho de Administração da FUA, Laelso Rodrigues. Segundo a coordenadora do Arautos de Pentecostes, Maria Regina Soares Fernandes Rodrigues, hoje o grupo fará a celebração às 8h30 na Prefeitura de Sorocaba e às 15h30 no Fórum. Laelso Rodrigues agradeceu a visita do grupo e disse que foi surpreendido pela beleza e pela palavra de santificação do homem. Finalizando a passagem pelo Cruzeiro do Sul, os integrantes do Arautos de Pentecostes passaram com as bandeiras do Divino Espírito Santo pela Redação do Cruzeiro do Sul.

Inauguração

A inauguração do novo viaduto de Sorocaba sobre a rodovia Raposo Tavares teve muitas presenças e o registro de ao menos uma ausência. A presença, em especial, fica por conta do parlamentar Luis Santos (Pros). Ele compõe a Comissão Processante que investiga o prefeito José Crespo (DEM). Já a vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) não compareceu. O Executivo garante que ela foi convidada.

Aprovou, mas advertiu

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) aprovou a prestação de contas de um contrato entre a Prefeitura de Sorocaba e a Fundação Professor Manoel Pedro Pimentel (Funap). O valor envolvido é de R$ 2.116.957,87. Além de secretários municipais, o extrato do julgamento cita Antonio Carlos Pannunzio, na condição de prefeito, e Edith Maria Garboggini Di Giorgi, na condição de vice-prefeita. Apesar de julgar regular, o TCE emitiu advertências e recomendações para a municipalidade. O julgamento ocorreu na terça-feira (28).

Prestação de contas

A Comissão de Saúde da Câmara de Sorocaba vai conduzir uma audiência pública para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, que será realizada nesta sexta-feira (31), às 9h, no plenário da Casa. A secretária municipal de Saúde, Kely Schettini, e sua equipe irão prestar contas relativas ao 1º quadrimestre de 2019, ou seja, referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril deste ano. Aberta ao público, a audiência de prestação de contas da Saúde será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.3; Canal 6 da NET e Canal 9 da Vivo Fibra) e também pelo portal da Câmara Municipal na internet e suas redes sociais.

Economia com reciclagem

O Brasil produz aproximadamente 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. De acordo com um estudo realizado em 2017 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 13% desse total são destinados à reciclagem. Se 100% do material descartado fosse reutilizado, seria possível retornar algo em torno de R$ 5,7 bilhões para a economia, segundo o levantamento. Com a finalidade de elaborar políticas públicas voltadas ao reaproveitamento de resíduos sólidos no Estado de São Paulo, a Assembleia Legislativa acaba de lançar a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem.

Coleta seletiva eficiente

De início, serão levantadas as demandas do setor e debatidas formas de incentivos fiscais, em nível federal, estadual e municipal, bem como o atual cenário da reciclagem no país, sua contribuição para economia e infraestrutura. Os deputados já discutem a necessidade de se implementar uma coleta seletiva eficiente que diminua o desperdício de recursos. “É preciso divulgar a necessidade da reciclagem, não apenas porque é um meio de sobrevivência dos catadores, mas porque é importante para o nosso país”, afirma Gilmaci Santos (PRB), um dos deputados envolvidos na causa.