Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visita à Redação

29 de Julho de 2018 às 12:06

Ex-prefeito de Tietê, Manoel David, visita a redação do Cruzeiro do Sul. Crédito da foto: Emídio Marques

Quem esteve visitando o Jornal Cruzeiro do Sul, na sexta-feira (27), foi o ex-prefeito de Tietê, Manoel David, que se apresenta como "o primeiro prefeito judeu eleito no Estado de São Paulo". David agora parte para novos voos políticos e espera contar com o apoio da comunidade judaica.

Exemplar 

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, disse que não errou ao realizar a reunião no Palácio da Cidade com lideranças religiosas, em que ofereceu cirurgias e facilidade para o pagamento de IPTU das igrejas. Crivella afirmou que, ainda que tivesse errado, deveria ser perdoado diante da importância de evitar que idosos fiquem cegos -- referindo-se às cirurgias de catarata que ofereceu durante o encontro. "Mesmo se tivesse cometido [um erro], o que não foi, quem tem coração, quem não está movido por interesses escusos, quem não está movido pelas próprias ambições, relevaria", disse Crivella, durante evento de entrega de obras na Vila Kennedy.

Sem problemas

Segundo o prefeito Marcelo Crivella, seu encontro com lideranças de igrejas evangélicas não foi secreto e ele não considera problema algum em anunciar na rede pública de saúde os mutirões que a prefeitura está promovendo. Crivella também disse que nunca pediu para burlarem o sistema de saúde para privilegiar pessoas nas filas das cirurgias. "Eu não tenho nenhuma senha ou possibilidade de fazê-lo. O Sisreg (Sistema Nacional de Regulação) é federal", ressaltou.

Transporte para crianças

A Prefeitura de Itu voltou a oferecer transporte para crianças assistidas pela Associação dos Amigos dos Autistas de Itu (Amai). A informação partiu de mães de crianças. Sexta-feira, o serviço já foi oferecido. Uma ordem judicial obrigou a Prefeitura de Itu a restabelecer os itinerários. Um processo licitatório chegou a ser aberto para atender a determinação da Justiça, feita a pedido do Ministério Público de Itu.

Políticas de inclusão

A Frente Parlamentar de Conscientização sobre a Síndrome de Down da Assembleia Legislativa realizou uma pesquisa com pais, alunos e professores da rede estadual de ensino sobre a educação de crianças portadoras da síndrome. O estudo procura entender os problemas e encontrar soluções para a questão, além de sugerir ações e apontar o que deve ser priorizado nas melhorias do ensino. No artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) está assegurado o direito da criança com deficiência a estudar na rede regular de ensino, assim como o direito ao apoio de um serviço especializado para atender suas necessidades.

Repasse regular

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) julgou regular o repasse de quase R$ 4,6 milhões entre a Prefeitura de Salto de Pirapora e a Associação da Santa Casa de Misericórdia. O repasse é de 2016 e foi assinado por Santelmo Xavier Sobrinho. O julgamento foi realizado pela Segunda Turma do TCE.

Só de papel 

Tramita na Câmara de Sorocaba um projeto de lei que pede a proibição da utilização de canudos feitos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares autorizados pela Prefeitura. Esses locais devem fornecer canudos de papel biodegradável e/ou reciclável individual e hermeticamente embalados com material semelhante. O projeto quer reduzir a quantidade de lixo que se acumula em aterros sanitários, beneficiando a preservação e proteção do meio ambiente, explica o vereador Dini, autor do projeto. Vale lembrar que a Inglaterra trava uma guerra contra o uso de canudos de plástico.