Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vias compartilhadas

18 de Outubro de 2018 às 10:05

Em primeira discussão, a Câmara analisa na sessão ordinária desta quinta-feira (18), o projeto de lei do vereador Hudson Pessini (MDB), que prevê a implantação de “vias compartilhadas” em Sorocaba. As referidas vias constituem-se de ruas que “apresentam potencial para uso compartilhado entre veículos e pedestres, vocacionadas a promover espaços em que o direito de livre trânsito é exercido de forma solidária, com empatia, respeito e cuidado mútuo entre condutores e pedestres”. A proposta prevê que as vias compartilhadas deverão aumentar o capital social, melhorar a segurança, incrementar a vitalidade e promover a liberdade de movimento. Estas vias deverão dispor de um espaço eminentemente orientado aos pedestres para a recreação, socialização e lazer, devendo os motoristas conduzir seus veículos de acordo com essas premissas para evitar situações caóticas ou perigosas. As vias compartilhadas deverão dispor de farta sinalização horizontal e vertical específica, com o objetivo de garantir que a velocidade dos veículos seja compatível com a segurança de pedestres.

Programa social

Mais de 200 famílias já se cadastraram no programa social que distribui reservatórios de água para as pessoas que ainda não têm e são menos privilegiadas financeiramente. Trata-se do programa Caixa D’Água Social, que está sendo realizado pelo Saae-Sorocaba e cujas inscrições continuam abertas pelo site saaesorocaba.com.br. As entregas das primeiras caixas d’água estão previstas para a partir de novembro. “Esse é mais um item do nosso programa de governo que o Saae executa em benefício da população”, disse o prefeito José Crespo. O programa foi lançado no dia 1º de agosto deste ano e as inscrições estão divididas em lotes mensais. A partir das próximas semanas 90 famílias começarão a receber as visitas para vistorias e orientações, ocasião em que entre outras observações, os profissionais do Saae averiguarão se de fato não possuem uma caixa d’água.

Serviços ao cidadão

Sorocaba é a 13ª cidade, entre 100 grandes -- incluindo capitais -- que mais investe em prestação de serviços ao cidadão. De acordo com o estudo, o gasto corrente por cidadão para a prestação de serviços está na ordem R$ 3.322,30, valor que coloca a cidade à frente de municípios como Curitiba, Guarulhos, Brasília, Santos, Belo Horizonte e Ribeirão Preto. O Índice de Desafio da Gestão Municipal (IDGM), que avalia 100 cidades brasileiras com mais de 273 mil habitantes, reúne 15 indicadores em quatro áreas: Educação, Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade. O índice varia de 0 a 1 e quanto mais próximo de 1 melhor o desempenho do município. No ranking geral do IDGM Sorocaba aparece com pontuação de 0,705, índice que a coloca na 8ª colocação no ranking geral e a 13ª em valor gasto corrente por cidadão para a prestação de serviços está na ordem R$ 3.322,30. A cidade subiu uma posição em relação ao ano passado e ganhou três na comparação ao estudo divulgado em 2006.