Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação de policiais

08 de Abril de 2021 às 00:01

Vacinação de policiais Aleksander Toaldo Lacerda, comandante do CPI-7, o delegado José Humberto Urban Filho, e Fernando Alencar Medeiros, comandante geral da PM de SP. Crédito da foto: Divulgação

Sorocaba realizou ontem e na segunda-feira a vacinação de policiais. A ação ocorreu no 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI). Foram imunizados policiais militares, civis e federais, além de bombeiros e guardas civis municipais. O delegado José Humberto Urban Filho coordenou os trabalhos pela Polícia Civil. Ele enfatizou que a ação foi muito bem organizada e elogiou a Secretaria de Saúde de Sorocaba e a PM. “Foi muito rápido e não tinha demora. A agilidade e a organização fizeram com que não houvesse espera”, disse Urban.

Piedade libera academias

A Prefeitura de Piedade editou ontem (6) decreto sobre a regulamentação do funcionamento do comércio e serviços da cidade. Entre outras coisas, o decreto permite o retorno de atividades comerciais não essenciais. Assim, os segmentos de vestuário, calçados, cosméticos, papelarias, concessionárias, lojas de material de construção, entre outros, poderão funcionar com atendimento presencial, desde que respeitados 20% de sua capacidade. Academias, clubes e similares podem funcionar com respeito aos protocolos sanitários, agendamento prévio dos clientes e 25% da capacidade, até às 20h. O Executivo lembra que todos os serviços devem seguir, de forma rigorosa, os protocolos sanitários para prevenção à Covid-19. As medidas são válidas até 12 de abril.

Homenagem ao Major Olimpio

A Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou ontem a manifestação de pesar pela morte do senador Major Olimpio. A moção, de autoria do deputado Campos Machado (Avante) tramitava em regime de urgência e homenageia o político que morreu vítima da Covid-19 em 18 de março. Nela, o Parlamento presta condolências pelo falecimento do senador. Major Olimpio foi eleito senador nas eleições de 2018, e antes foi deputado federal e deputado estadual por dois mandatos.

Trabalham nos necrotérios

O presidente do Legislativo Sorocabano, Cláudio Sorocaba (PL), protocolou requerimento ontem solicitando a inclusão, com máxima urgência, dos profissionais que trabalham nos necrotérios, funerárias e cemitérios no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. De acordo com Cláudio, os serviços essenciais prestados por esses profissionais são o último elo da cadeia sanitária e eles “ficam expostos ao vírus, mesmo seguindo todos os protocolos de biossegurança, por isso, se faz necessária a inclusão deste grupo de profissionais como prioritários”, afirmou.

Pessoas imunizadas

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) passará a monitorar se os 644 municípios fiscalizados (exceto a Capital) estão registrando corretamente as informações sobre as pessoas imunizadas contra o coronavírus no Sistema Vacivida, do governo estadual. O quesito foi incluído no questionário Gestão de Enfrentamento da Covid-19 e, assim como os dados sobre os recursos públicos empregados no combate à pandemia até 31 de março, deve ser encaminhado à Corte até amanhã. Os municípios que não efetuarem o correto registro da vacinação poderão estar sujeitos à aplicação de multas, por inadimplência, bem como à comunicação do fato ao Ministério Público do Estado.