Buscar no Cruzeiro

Buscar

TVs pagas alertarão sobre desastres naturais

10 de Setembro de 2019 às 00:01

TVs pagas alertarão sobre desastres naturais Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (5/12/2013)

Já está em fase de testes na região Sul do Brasil um sistema de mensagens para alertas de desastres naturais pelas TVs por assinatura. A parceria é entre a Defesa Civil nacional e a Anatel.

O sistema emitirá mensagem quando houver risco de desastres naturais diretamente nos televisores. Em outubro, o serviço chegará ao Estado de São Paulo.

A medida é complementar ao envio de notificações via SMS para celulares já cadastrados e, também, pelo Google Alertas Públicos. Gratuito e sem necessidade de cadastro, o serviço informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população.

Hoje, o Brasil tem 16 milhões de assinantes individuais de TV paga.

Fechamento de rua

Está autorizado o fechamento de trecho da rua Amália Fernandes Rodrigues -- que é sem saída --, no Jardim Novo Bandeirante, ao tráfego de veículos estranhos a seus moradores. É o que estabelece a Lei 12.062, de autoria do vereador Wanderley Diogo (PRP), publicada na sexta-feira (6), no Jornal do Município.

O trecho da rua que poderá ser fechado inicia-se na intercessão com a rua Dom Paulo Rolim Loureiro e vai até a divisa com a rodovia Raposo Tavares. O fechamento ao tráfego de veículos estranhos aos moradores deverá ser feito por meio de dispositivo com grande visibilidade à distância e placas informativas.

Na justificativa da lei, o autor observa que a rua Amália Fernandes já havia sido fechada ao tráfego de veículos estranhos a seus moradores, por meio de um decreto de 2008, mas com o fim do prazo de validade do decreto, o local voltou a ser objeto de constantes roubos e furtos. Essa situação levou os moradores a pedirem o fechamento novamente, de acordo com a Lei 10.710/2014, que prevê esse tipo de medida.

Indústria e impostos

Enquanto a agenda da Reforma Tributária segue em discussões com os políticos em Brasília, o conglomerado Fiesp/Ciesp de entidades representativas da indústria paulista mantém a campanha “Chega de Engolir Sapo”. A campanha foi lançada em 13 de março de 2018 durante reunião entre o presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, e líderes da indústria, do comércio, dos serviços e da agricultura que representam milhares de empresas e milhões de empregos.

“Chega de Engolir Sapo” combate os juros mais altos do mundo, cobrados dos consumidores brasileiros. Em setembro de 2015, a Fiesp/Ciesp havia lançado outra campanha, a “Não Vou Pagar o Pato”, contra aumento de impostos, que acabou virando símbolo da luta pelo impeachment.

Consórcio Nordeste

Candidato a prefeito de Sorocaba, em 2016, e diretor da Agência Nacional de Cinema (Ancine), até 2013, Glauber Piva passou a integrar a equipe do Consórcio Nordeste. O anúncio foi feito por ele mesmo em sua página pessoal em uma rede social. Ele se mudará para a Bahia. O consórcio foi criado em março deste ano.

Novo presidente

O rodoviário Adailton dos Santos foi eleito o novo presidente do Partido dos Trabalhadores em Sorocaba no domingo (8). O processo de eleição foi realizado pelo partido em todo o Brasil para decidir as novas direções municipais e de macrorregiões e os delegados aos congressos estadual e nacional da legenda.