Buscar no Cruzeiro

Buscar

Todos os candidatos

19 de Agosto de 2018 às 14:18

Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (25/8/2008)

Mais de 23 mil candidatos a presidente, governador, senador e deputado federal, estadual e distrital vão disputar os votos de 147,3 milhões de eleitores brasileiros, segundo dados disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Encerrado o prazo para entrar com o pedido de registro das candidaturas, 13 nomes se apresentaram para disputar o Palácio do Planalto em outubro.

Para governador, 171 candidatos pediram registro. Desses, 17 disputam a reeleição. O Psol foi o partido que lançou o maior número de candidatos a governador, seguido do PSTU e do PT. O TSE contabiliza até agora 6.982 candidatos para as 513 vagas de deputado federal. Para deputado estadual e distrital, são 15.605 concorrentes a 1.059 vagas. Mais 295 concorrem a 54 cadeiras no Senado.

Melhor estado para investir

O Estado de São Paulo acaba de ser eleito a melhor unidade estadual dos países da América Latina para atrair investimentos, de acordo com ranking de competitividade da revista britânica fDi, editada pelo grupo Financial Times, que produz o mais importante jornal econômico e financeiro do planeta. O levantamento, divulgado no Brasil pela agência oficial de investimentos Investe SP, ligada ao governo paulista, é resultado do estudo “Latin American States of the Future 2018/19” (Estados Latino-Americanos do Futuro 2018/2019).

Dos 171 estados que foram analisados, São Paulo foi classificado como o de número 1 no ranking geral. Segundo dados do Greenfield, monitor de investimento fDi Markets, 592 empresas investiram em 659 projetos no Estado de São Paulo no período estudado. “Ser apontado como o melhor Estado para investir nos dá muito orgulho e mostra que estamos no caminho certo em identificar oportunidades, incentivar as parcerias e dar suporte a empreendedores e potenciais investidores. É isso que faz o Estado crescer”, comemora o presidente da agência, Marcos Monteiro.

PIB

Os dados do Financial Times também mostram que São Paulo como um todo -- Interior e Capital -- concentra o maior PIB do Brasil e está no topo da lista nas categorias “Potencial Econômico”, “Ambiente de Negócios” e “Estratégia FDI Atração de Investimentos”. Na interpretação da Investe SP, com a divulgação desse diagnóstico, São Paulo amplia a sua liderança em economia e competitividade, já que havia conquistado a primeira posição do ranking entre os estados da América do Sul desde 2014.

Agora, o potencial paulista se sobressaiu frente aos estados da América Latina, ampliando a sua área de influência. “As empresas buscam investir em São Paulo como porta de entrada para expandir pelo território brasileiro”, avalia Sérgio Costa, diretor de investimentos da Investe SP. “E também, a partir do maior mercado, que é o estado paulista, exportar para toda a América Latina”. Em segundo lugar no ranking, aparece Buenos Aires e em terceiro, o Distrito Federal do México. Do Brasil, aparecem no ranking da América Latina o Rio de Janeiro em décimo lugar, Paraná (15º), Minas Gerais (19º) e Rio Grande do Sul (21º).

Mulheres empreendedoras

A Câmara de Sorocaba realizou na noite de quinta-feira (15) sessão solene para a entrega anual da Medalha Ana Abelha, que visa homenagear mulheres empreendedoras e que se destacaram no meio empresarial, comercial, industrial, do agronegócio, da prestação de serviços, bem como na vida pública, social ou comunitária. Márcia Regina Gonçalves Viana, Maria Lucila Magno, Flávia Biggs e Márcia Regina Niterói Ribeiro, receberam a honraria durante a solenidade de iniciativa dos vereadores Martinez (PSDB), que presidiu a sessão, e Iara Bernardi (PT). Na abertura da solenidade, Martinez lembrou a trajetória de sucesso da empresária Ana Regina de Nóbrega Abelha, falecida em 2012, e a instituição da medalha com seu nome.

Agricultura orgânica

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), vai realizar nesta segunda-feira (20), das 9h às 12h, no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), o Encontro de Agricultura Orgânica, que reunirá produtores orgânicos de toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O objetivo do evento será tratar sobre o plantio e comercialização de orgânicos e suas vantagens econômicas, sociais e financeiras.

Galeria

Confira a galeria de fotos