Buscar no Cruzeiro

Buscar

Theodoro Mendes era bom de voto

25 de Janeiro de 2020 às 00:01

Crédito da foto: Luiz Setti (18/4/2016)

 

Além de jurista, professor, constituinte, vereador e prefeito de Sorocaba que deixou um grande legado, Theodoro Mendes, que faleceu tragicamente em um acidente na Raposo Tavares na tarde de ontem, também foi bom de voto em se tratando de eleições para a Câmara Federal, que exige votação na cidade e também em outros municípios.

Quando foi eleito deputado federal, em 1974, Theodoro Mendes foi o 35º mais votado de São Paulo, com 44.560 votos. Em Sorocaba, ele recebeu 30.326. Ele concorreu pelo MDB.

Em 1982, quando disputou novamente uma vaga em Brasília, a votação foi ainda mais expressiva, com 94.763 votos, sendo 20º mais votado do Estado. A performance melhorou ainda mais em 1986, quando recebeu 114.141 votos.

Homenageado em 2016

José Theodoro Mendes, ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado federal constituinte, que morreu nesta sexta-feira (24) em acidente na Raposo Tavares, foi homenageado com votos de congratulações pela Câmara Municipal durante a sessão de 6 de dezembro de 2016. Durante a homenagem, foi exibido documentário audiovisual sobre sua trajetória como homem público. O ato ocorreu, na ocasião, por iniciativa do então presidente da Casa, José Francisco Martinez.

Mais homenagens

Na extensa biografia de Theodoro Mendes consta outras homenagens, incluindo o fato de que ele recebeu as condecorações como a da Ordem do Congresso Nacional, Grande Oficial, em 1986, e a Medalha Mérito Tamandaré, Ministério da Marinha, no mesmo ano.

Emenda Dante de Oliveira

Entre tantas histórias de Theodoro Mendes, vale lembrar que ele foi apoiador da emenda número 5 de 1983, conhecida como Emenda Dante de Oliveira. Essa emenda tinha como objetivo reinstaurar as eleições diretas para presidente da República. Mendes também declarou apoio a Tancredo Neves. Theodoro também havia apresentado uma emenda na época que tratava de eleições diretas para o Brasil. Mas a de Dante foi protocolada um pouco antes.

Luto oficial em Votorantim

O prefeito de Votorantim, Fernando de Oliveira Souza (DEM) fez a seguinte manifestação sobre Theodoro, ao informar que naquela cidade decretou três dias de luto oficial: “Sua trajetória política e pessoal escreveu um dos mais nobres capítulos da história de Sorocaba e região, pautada pelo pioneiro e pela visão de futuro e progresso. Expresso as minhas condolências aos familiares e amigos pedindo a Deus que conforte os corações”.